Saiba Mais..

13 DE MAIO - DIA DOS PRETOS VELHOS



No dia 13 de maio, comemoramos o dia dos Pretos Velhos, na Umbanda. 

Para que se possa entender melhor esse arquétipo utilizado por milhares de espíritos de luz na Umbanda, vou colocar abaixo algumas explicações. 

Quando encarnados na Terra, pertenceram a diversas etnias ou povos africanos que foram trazidos para o Brasil à força.
O período escravagista forjou e modelou espíritos fortes, perseverantes, resistentes e exemplares, pois, mesmo não tendo o direito de escolha, ainda assim, não se entregaram ao ódio puro.
É certo que muitos, após muito tempo do desencarne, ainda vibravam um certo ressentimento contra os senhores de outrora.
Mas a grande maioria, prevaleceu à nobreza dos espíritos que cresceram com sofrimento.
Foi essa nobreza, essa capacidade de perdoar seus algozes que distinguiu os espíritos de ex-escravos e proporcionou-lhes um lugar de destaque na nascente religião umbandista.
Figura dos velhos "feiticeiros" negros, conhecedores de rezas e de encantamentos poderosos, capazes de realizar milagres, foi o arquétipo ideal para atrair para a religião nascente milhares desses espíritos.
Espíritos negros, amadurecidos no tempo e na vida do plano material, assumiram o grau de "Pretos-velhos" e mais que qualquer outra ação anti-racista, a Umbanda com seus "Pretos-velhos" despertou o respeito e o amor pelos espíritos dos ex-escravos e, no lado material, irmanou no terreiro, branco, negros e mestiços, todos incorporando seus Pretos e Pretas-velhas, sempre alegres, risonhos, amorosos e pacientes com seus "filhos" encarnados.
Orientando e ensinado os reais valores da vida de uma forma simples, despertaram a humildade no coração de muita gente.
Humildade e caridade são as características mais marcantes desses espíritos redentores.
Nossa gratidão a todos os espíritos que adotaram o arquétipo do amoroso Preto-velho, sempre a nos ensinar que o perdão é sempre a melhor opção e que a caridade espiritual é melhor caminho evolutivo. 

Mistério sustentador: Mistério ancião (Obaluayê principalmente)
Cor: Branca, branca/preta, violeta, roxa, lilás, etc.
Erva: Arruda, guiné, alecrim, hortelã, boldo
Frutas: Melão, coco, pêra, etc.
Saudação: Adorei as almas!
Bebida: Café, vinho
Elemento: Terço, pedras, pemba, cajado, palha da costa
Fumo: Cachimbo e cigarro de palha
Velas: Branca, branca e preta
Flores: Crisântemo, margarida e rosa branca
Semente: Lágrima de Nossa Senhora
Alimento: Bolo de fubá, pipoca, tutu de feijão
Atua: Evoluindo (Ajudando a todos em suas evoluções) 

O meu agradecimento a esses espíritos dedicados, humildes e sábios que nos auxiliam em nossa evolução. 

Adorei as almas! 

Salve os Pretos Velhos e Pretas Velhas! 
30 de Maio – Comemora-se “Joana d'Arc “

(em francês: Jeanne d'Arc; Domrémy-la-Pucelle, 6 de janeiro de 1412 — Ruão, 30 de maio de 1431), por vezes chamada de donzela de Orléans, era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma heroína daGuerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliadosingleses.
Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.
Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século donacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica.
François Villon, nascido em 1431, no ano de sua morte, evoca sua lembrança na bela Ballade des dames du temps jadis ou seja,Balada das damas do tempo passado -
Et Jeanne, la bonne Lorraine
Qu'Anglais brûlèrent à Rouen;
Où sont-ils, où, Vierge souvraine?
Mais où sont les neiges d'antan?
Antes aos fatos relacionados, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico, ou pseudo-ensaio histórico, que a ridicularizava, intitulado «La Pucelle d´Orléans» ou «A Donzela de Orléans»1
Gravura de 1505
Depois da Revolução Francesa, o partido monárquico reavivou a lembrança da boa lorena, que jamais desistiu do retorno do rei.
Joana foi recuperada pelos profetas da «França eterna», em primeiro lugar o grande historiador romântico Jules Michelet. Com o romantismo, o alemão Schiller fez dela a heroína da sua peça de teatro "Die Jungfrau von Orléans", publicada em 1801.
Em 1870, quando a França foi derrotada pela Alemanha - que ocupou a Alsácia e a Lorena - "Jeanne, a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua, tornou-se a heroína do sentimento nacional". Republicanos e nacionalistas exaltaram aquela que deu sua vida pela pátria.
Durante a primeira fase da Terceira República, no entanto, o culto a Joana d'Arc esteve associado à direita monarquista, da qual era um dos símbolos, como o rei Henrique IV, sendo mal vista pelos republicanos.
A Igreja Católica francesa propôs ao Papa Pio X sua beatificação, realizada em 1909, num período dominado pela exaltação da nação e ao ódio ao estrangeiro, principalmente Inglaterra e Alemanha.
O gesto do Papa inspirou-se no desejo de fazer a Igreja de França entrar em mais perfeito acordo com os dirigentes anticlericais da III República, mas só com a Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1918, Joana deixa de ser uma heroína da Direita. Segundo Irène Kuhn, a partir daí os "postais patrióticos" mostram Jeanne à cabeça dos exércitos e monumentos seus aparecem como cogumelos por toda a França. O Parlamento francês estabelece uma festa nacional em sua honra no 2º domingo de maio.

Em 9 de maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo Papa Bento XV - era a Santa Joana d'Arc. A canonização traduzia o desejo da Santa Sé de estender pontes para a França republicana, laica e nacionalista. Em 1922 foi declarada padroeira de França. Joana d´Arc permanece como testemunha de milagres que pode realizar uma pessoa, ainda que animada apenas pela energia de suas convicções, mesmo adolescente, pastora e analfabeta,2de modo que seu exemplo guarda um valor universal.

30 de Maio Comemora-se:
Dia de Obá

Obá, Orixá africano do Rio Obá ou rio Níger, primeira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogun pelos odu odi,obeogunda e ossá.
Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá. Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungun. Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa. Obárepresenta as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com Nanã. Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos.É também a dona da roda. Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Oyá, Oxumarê, Exú e Orumilá.
Lenda [editar]
Obá foi a primeira mulher de Xangô. Ao contrário do que muitos pensam, a lenda de que Obá cortou a orelha por causa da mentira de Oxum está incorreto, na verdade, Obá apenas cortou sua orelha para provar seu amor a Xangô. Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são espada, escudo, ofá e erukere.
Segundo suas lendas, Obá lutou contra inúmeros Orixás, derrotando vários deles. Obá teria derrotado Exú, Oxumarê, Omolú e Orunmilá, e tornou-se temida por todos os deuses, tendo sido derrotada apenas por Ogun e tornando assim sua esposa e ao lado de Ogun quando este foi enfrentar Xangô em batalha ela se encantou por Xangô e abandonou a luta ao lado de Ogun e se entregou a Xangô como mulher vivendo uma grande paixão. Obá nunca havia visto alguém como Xangô, ela via nele tudo o que sonhava para si.
Existem algumas versões do grande encontro de Xangô e de Obá, em uma dessas versões ela é a líder de todas as mulheres e a rainha de Elekô, mas em todas, as evidências dizem que o amor entre os dois era desmedido e que nada ofuscava a relação dos dois, da união dos dois nasceu Opará, Orixá confundida com Oxum.
Xangô e Obá
A união de Xangô e Obá Transcorre um culto nos arredores da cidade, é eleko. Uma sociedade restrita, onde apenas mulheres realizam o culto. Possui como matriarca a temida Obá, a fundadora desta sociedade que cultua a ancestralidade feminina individual. Nem um homem poderia sequer assistir o ritual do segredo, sendo punido por Obá com sua própria vida. Certo dia, em uma das noites de culto, Xangô caminhava alegremente e dançava ao som do batá. Quando percebe, ao longe um aglomerado de mulheres, realizando uma cerimônia sob as ordens da enérgica Obá. Xangô era muito curioso e não se conteve aproximando-se da cena, ficando a espreita. Xangô encantou-se com a rara beleza de Obá, que apesar de não ser tão jovem era a mais bela mulher que ele já vira. No momento de distração, Xangô foi percebido e cercado pelas mulheres, foi levado a presença da grande deusa, que lhe falou o preço que haveria de pagar por sua audácia em violar o culto sagrado de Elekó. Mas a própria Obá que encantou-se com a inigualável beleza de Xangõ apaixonando-se de imediato, relutou em aplicar a sentença de morte e usou de sua supremacia no culto para ditar nova regras, dando nova chance a Xangô: "Todo homem, que violar o culto, se for do agrado, da senhora do culto, deverá unir-se a ela como marido ou aceitar a pena de morte" Xangô não pensou duas vezes, seria poupado da sentença e ainda sim possuiria a grande deusa por quem havia se apaixonado. A cerimônia de união de Xangô e Obá foi realizada dentro dos limites de Elekó. Foi o inicio de uma grande paixão, nunca se viu tanto amor. A deusa guerreira e justiceira que pune os homens que maltratam as mulheres, descobriu um sentimento novo por um homem além do ódio. Descobriu todo o amor que um homem pode dar. A grande rainha de Elekó, a rainha de Xangô aprendeu a amar e ser amada. Nasce, dessa grande paixão, uma criança, uma menina, nasce Opará, nasce a mais bela, justiceira e feroz guerreira. Herdou o melhor do pai e da mãe e prosseguiu com o culto
Embora, em suas lendas, Obá tenha se transformado em um rio ela também é relacionada ao fogo e é considerada por muitos como o Xangô fêmea. Obá é saudada como o Orixá do ciúme, mas não se pode esquecer que o ciúme é o coronário inevitável do amor, portanto, Obá é a deusa do Amor e da Paixão incontrolável, com todos os dissabores e sofrimentos que o sentimento pode acarretar. Obá tem ciúme porque ama. Obá é a deusa da guerra e do poder, seu culto está relacionado ao rio Obá, as águas em seu culto faz referência ao poder, a força incontrolável das águas. Seu culto no Brasil é confundido ao de Oyá, alguns chegam a insinuar que elas sejam irmãs, o que é uma inverdade, outros dizem que Obá seria uma Oyá mais velha, o que é mais absurdo ainda. Por existir esta confusão, alguns acreditam que Oyá além de ser uma divindade da água e relacionada ao vento, teria ligação com o fogo, mas Oyá não possui ligação com o fogo Obá sim.
Obá quando em fúria transborda, agita-se; Oba é a senhora da sociedade Elekô. Tudo relacionado a Obá é envolto em um clima de mistérios.Obá nasceu do ventre rasgado de Iemanjá após o incesto de Orugan. Obá era cultuada como a grande Deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudada como Ìya Agbà e mantém estreitas relações com as Iyá-Mi.

Obá é a Iyámi Egbé, ela é a Iyá Abiku, desta forma é ela a encarregada de enviar ao mundo as crianças que nascem como castigo para seus pais. O que Xangô representa para os mortos masculinos, Obá representa para as mulheres mortas. Ela assim como Xangô é a representante suprema da ancestralidade feminina.



31 de Março – A REUNIÃO DO CONSELHO CÁRMICO 

O CONSELHO CÁRMICO É FORMADO POR SERES DE LUZ QUE AMPARAM A HUMANIDADE NESTES MOMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO.
SE REUNEM 4 VEZES AO ANO.
No último dia de cada mês:
março, junho, setembro e dezembro.

A PRESENÇA "EU SOU" DE TODAS AS PESSOAS ENCARNADAS SE ENCONTRAM COM ESTES SERES PARA JUNTOS ESCOLHERMOS NOSSOS DESTINOS PARA OS PRÓXIMOS 3 MESES.

Todas as pessoas encarnadas, nesta noite, enquanto dormem, em corpo espiritual se encontram com os Seres de Luz responsáveis por todas as formas de evolução no planeta e cada um ESCOLHE o que se propõe a fazer nos próximos 3 meses.

FAZEM PARTE DO CONSELHO CÁRMICO: 
1º Raio – Saithru, Grande Diretor Divino;
2º Raio – Deusa da Liberdade;
3º Raio – Mestra Nada;
4º Raio – Elohim Cyclopea;
5º Raio – Palas Athena;
6º Raio – Portia, Deusa da Justiça;
7º Raio – Kwan Yin, Deusa da Misericórdia;
8º Raio – Vairoshana, Buda Dhyani.

Aproveite este dia para estabelecer seu compromisso interno com a sua Verdade e Força Vital, projetando assim no mundo externo o potencial da sua alma: Felicidade, Harmonia, Saúde, Abundância, Realizações. 
RITUAL PARA CONEXÃO COM O CONSELHO KARMICO
Utilize tres papéis brancos.
Em um papel,escrever à lápis seu nome de solteiro (nome de batismo) e data de nascimento.
Depois escrever a frase:
PEÇO PELA PAZ E CURA UNIVERSAL,
ESCREVER SEUS PEDIDOS AO CONSELHO CÁRMICO.
DOBRAR O PAPEL E FAZER UMA ORAÇÃO .
QUEIMAR PRIMEIRO UM PAPEL EM BRANCO, DEPOIS O SEU PAPEL ESCRITO
E OUTRO EM BRANCO NO FINAL.

SE VÁRIAS PESSOAS VÃO PARTICIPAR DO RITUAL, QUEIMAR PRIMEIRO UM PAPEL EM BRANCO, DEPOIS TODOS OS ESCRITOS E POR ÚLTIMO OUTRO PAPEL EM BRANCO.

SUGERE-SE A PRECE:

"A GRANDE INVOCAÇÃO"

Do ponto de Luz na mente de Deus,
que flua Luz às mentes dos homens,
e que a Luz desça à Terra.
Do ponto de Amor no coração de Deus,
que flua amor ao coração dos homens,
que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida, que o propósito guie as pequenas vontades dos homens, propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos a raça dos homens,que se realize o plano de Amor e de Luz,e feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder,restabeleçam o Plano Divino sobre a Terra hoje e por toda a eternidade.
Amém. 

CONSELHO KÁRMICO

A informação quando é chegada, deve ser processada à luz da Iluminação de Todos nós.
Segue o Ritual da Presença junto ao Conselho Kármico.
Apresente-se e com dignidade e amor siga o seu caminho.
Cada etapa é fortalecida com a presença Daqueles que nos Amam.
Bençãos à Todos.

SENHA PARA ACESSAR SHAMBALLA
Cérebro Frio.
Coração Quente.
Vontade Ardente. 

A REUNIÃO COM O CONSELHO
O Conselho existe independente da ordem de lugar ou tempo.
À sua presença estamos sempre.
Queiramos ou não.
Estar em dia com o Conselho Kármico é sinal de morte tranquila e vida saudável.
Os Mestres estiveram e sempre estarão dispostos a nos abençoar.
Solicitar uma reunião do Conselho, é abrir o coração e apresentar-se.
Firme a sua mente, solicite e já estará lá.
Um Consultor te receberá e a instrução receberá.
É preciso Coração Limpo, sem intelecto e petição justa.
Assim seja. 

MEMBROS DO CONSELHO KÁRMICO

ENTREGA ABSOLUTA.
confie.
Não se pensa mais no assunto.
Faça o ritual novamente, se sentir necessidade.
Durante o Ritual mantenha sua atenção no elemento fogo que purifica, transmuta e manifesta, pois é através dele que será elevada a frequência de seus pedidos ao Conselho Cármico.

Tenha uma Vida leve, equilibrada e altruísta!


22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
“Água vida no passado, necessidade no presente e vital no futuro.

Stevan Luis Reis 




19 DE MARÇO – DIA DE SAINT GERMAIN 



"Eu Sou a imensidão do Plano Violeta, Eu Sou a frequência púrpura que liberta e organiza. Eu Sou a Chave da Felicidade.”
Na Grande Fraternidade Branca, o Mestre Ascensionado Saint Germain é o ser responsável pelo Sétimo Raio e a Chama Violeta, encarregado de conduzir a Sétima Raça Raiz e a todos os seres encarnados hoje no Planeta Terra a uma Nova Era, de Paz, Harmonia e União.
Ele é o Senhor da Era de Aquário e Chohan do 7º Raio – Violeta – e tem como Símbolo a Cruz de Malta.
O 7º Raio – Violeta – tem como características a Liberdade, Transmutação Kármica, Ritmo, Perdão e Amor, para que nos desapeguemos ao que ainda nos prende em todos os aspectos, rumo a nosso verdadeiro caminho.
A Chama Gêmea de Saint Germain é a Bem-Amada Mestra Portya, Deusa da Justiça e da Oportunidade.
Os Arcanjos do 7º Raio são: Arcanjo Zadquiel  (Arcanjo Ezequiel) e Santa Ametista. Os Elohins são Elohim Arcturus e Elohá Diana.
A última encarnação do Mestre foi como Conde de Saint Germain, na França no século XVIII. É desta época que existem os maiores registros de sua permanência na terra. Não existe registro de sua morte.
Através da alquimia o Mestre desenvolveu a habilidade de transmutar metais em ouro, e as energias negativas em positivas. A verdadeira missão de Saint Germain era auxiliar no progresso da ciência, encaminhar a humanidade para a religião não dogmática e estimular a evolução geral. O Mestre Saint Germain é o Ser responsável pelo Planeta Terra nos próximos 2.000 anos.
Saint Germain afirmava ter aprendido as coisas da natureza por sua própria aplicação e pesquisa. Sabia tudo sobre ervas e plantas e havia inventado os medicamentos que usava com freqüência e que prolongavam sua vida e sua saúde. Era conhecido por muitos como o homem dos milagres que previa fatos e transformava objetos.
Teve muitas outras encarnações como: Mago Merlin, o velho sábio que ajudou o rei Arthur a fundar a Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda. Foi o profeta Samuel, foi José pai de Jesus. Foi também Cristóvão Colombo, o descobridor da América e foi Francis Bacon, filho da Rainha Isabel I, da Inglaterra, Shakespeare, Leonardo da Vinci.
A Chama Violeta – utilizada por Saint Germanin - é uma forte e poderosa chama que TRANSMUTA tudo em nós e à nossa volta que não seja paz, amor e harmonia. A Chama Violeta é o Fogo Purificador, a Chama da Transmutação. A cor violeta é a cor máxima da espiritualidade, é a freqüência máxima de vibração espiritual e por este motivo tem a propriedade de acelerar, transmutar e manifestar tudo em nós e a nossa volta mais rapidamente, curando assim a mente humana que está neste momento presa ao limite, a dor e ao sofrimento.

“Minha missão está totalmente vinculada à difusão da Sagrada Luz que pode esclarecer a mente e aos corações da pessoa humana que está na Terra. Não posso deixar de realizar com o que me cabe, afinal, tenho sido preparado há milênios para esta que é a parte da Obra que me constitui como seu integrante, e que prevê a Ascensão Planetária 

(Saint Germain)”.



DIA DE SÃO JOSÉ

O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.
Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.
Temendo um sucessor do tirano, José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.
Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos.
Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.
Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias.
 Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.

Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.



27 DE FEVEREIRO – DIA DO IDOSO

Hoje, dia 27 de fevereiro, é o Dia do Idoso. A terceira-idade pode ser a melhor fase da vida, desde que vivida com saúde e lucidez. É nessa fase que nos damos o direito de relaxar, curtir os filhos e netos, viajar, descansar, parar de trabalhar e viver tranqüilamente após uma vida inteira de obrigações e preocupações. Para curtir da melhor forma possível a melhor idade, devemos ficar atentos desde cedo à nossa saúde física e mental. Prevenção é a palavra-chave de uma velhice tranqüila, saudável e feliz.
Muitos são os segredos da longevidade. Um conjunto de hábitos que mantemos durante nossa vida e, principalmente, após os 50 anos, também explicam viver muito. Preparamos algumas dicas bem legais de como ajudar você a chegar à terceira idade cheio de vigor e saúde pra dar e vender!
1 - Pratique atividades físicas: a dica número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir os males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios físicos regularmente durante sua vida tem mais chances de chegar à velhice com saúde e lucidez, pois exercitar o corpo ajuda a prevenir a obesidade e dar mais disposição, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, osteoporose e colesterol alto.
2 - Tenha uma alimentação saudável: coma com moderação e nunca deixe de incluir na dieta frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Para evitar a osteoporose, consuma alimentos ricos e cálcio e vitamina D (como leite e derivados). Proteínas e fibras também devem fazer parte da alimentação diária.
3 - Exercite também o cérebro: leia bastante, faça palavras-cruzadas, Sudoku, dominó, carteado, jogos de raciocínio e qualquer coisa que exercite o cérebro! O importante é não deixa-lo em inércia! Viver em constante aprendizado ou exercitar sempre seu poder de raciocínio é a melhor maneira de prevenir doenças ligadas à velhice, como o Mal de Alzheimer.
4 - Beba bastante água: é importante ingerir no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento do organismo. A água é essencial para a nossa saúde, pois ela melhora a digestão, hidrata o corpo, protege de infecções e melhora a absorção de nutrientes.
5 - Durma bem: noites de sono mal-dormidas podem trazer à médio e longo prazo problemas como estresse, obesidade, falta de concentração e envelhecimento precoce. Além do descanso físico e mental, uma noite de sono completa oferece um descanso para nosso metabolismo, que trabalha durante todo vapor ao longo do dia. Por isso, durma no mínimo 8 horas por dia.
6 - Pense positivo e mantenha uma vida social ativa: preocupações, pessimismo e tensões elevam a taxa de cortisol, causadora do estresse que pode causar aumento da pressão arterial, diabetes e queda do sistema imunológico. Por isso, tente manter a calma e o pensamento otimista diante de situações adversas. Além disso, manter um círculo de amizades e uma vida social ativa são fatores fundamentais para afastar a solidão e a depressão. Viaje, saia, chame os amigos para uma reunião em casa, converse, ria… Mantenha os amigos e a família sempre por perto!
7 - Abandone os maus hábitos: beber em excesso, fumar e tudo mais que fizer mal à sua saúde deve ser deixado de lado. Quanto mais cedo se começa a consumi-las, pior para nossa saúde. E quanto antes se para, mais chances de recuperar os estragos causados.
8 - Visite o médico e faça exames regularmente: fazer check-ups regularmente é algo que devemos fazer desde o início de nossa vida. Quando se chega à terceira idade então, isso é algo que não pode ser deixado de lado. Qualquer sintoma incomum procure um médico especializado e faça exames para verificar se está tudo OK. Prevenir é sempre melhor que remediar! Além disso, quanto antes se descobre alguma doença, mais chances temos de curá-la.
Seguindo essas dicas, é só curtir muito a melhor idade.

Feliz Dia do Idoso!


Dia 15 de Fevereiro Comemora-se: Portal de Kuan Yin


Kuan Yin ou Guanyin (em chinês: 觀音; pinyin: Guānyīn; 

Wade-Giles: kuan-yin; em japonês: Kannon; em coreano: 

Gwan-eum;vietnamita: Quan  m) é o bodisatva associado 

com a compaixão tal como é venerada pelos budistas da 

Ásia Oriental, geralmente na forma feminina. O nome 

Guanyin e uma abreviação de Guanshiyin (觀世音; pinyin: 

Guānshìyīn; Wade-Giles:kuan-shih yin) que significa 

"Observar os Sons (ou Gritos) do Mundo".
Os fieis de origem chinesa geralmente aceitam que 

Guanyin se originou com o Avalokiteśvara (अवलोकितेश्वर) 

sânscrito, sua forma masculina. Comumente conhecida nos 

idiomas ocidentais como Deusa da Misericórdia,1 Guanyin 

não é cultuada pelostaoístas chineses como um dos Oito 

Imortais; na mitologia taoísta, no entanto, possui 

histórias relacionadas à sua origem que não são 

relacionadas diretamente a Avalokiteśvara.
A misericórdia em diferentes culturas[editar | editar 

código-fonte]
No budismo chinês, Kuan Yin, Guan Yin ou Guānyīn (觀音) 

representa a compaixão ou misericórdia de todos os 

Buddhas e tem sua simbologia advinda do bodhisattva 

Avalokiteshvara, em sânscrito Avalokiteśvara (अवलोकितेश्वर), 

divindade tradicionalmente masculina do budismo 

tibetano, que dá origem a várias representações 

asiáticas, e que chega à China com o budismo no ano de 

67, sincretizando-se com divindades femininas locais. 

Mais tarde, no arquipelago das ilhas Filipinas, muito 

influenciado pela presença do catolicismo espanhol, 

passou a ganhar aspectos de Madona, embora sejam 

entidades completamentes diferentes. Maria, a Mãe de 

Jesus, não é a mesma entidade que representa Kuan 

Yin.Em sua forma feminina, Kuan Yin está associada às 

características femininas da maternidade e proteção, 

mas na China e em vários países asiáticos de influência 

chinesa ela está ligadas milenarmente e de modo 

bastante forte à misericórdia2 e ao perdão. Já no Japão 

a mesma entidade, também com as características da 

misericórdia, é venerada como um ser maculino chamado 

Kannon Bosatsu (観音菩薩).
No budismo tibetano recebe o nome Chenrezig, e, assim 

como Avalokiteśvara na Índia, tem características 

masculinas predominantes. Como se vè, a energia da 

entidade se adapta, na Ásia, às condições culturais de 

cada país. Nas últimas décadas, o culto â Deusa da 

Compaixão e do Perdão, a Mestra Ascencionada Kuan Yin, 

se espalhou por todas as Américas, pela Europa e também 

pela África, quase sempre em sua forma feminina. Como é 

de se esperar de um ser de tamanha grandiosidade e 

humildade, a Mestra Kuan Yin de adapta, mais uma vez, 

aos ventos da liberdade de gênero que sopram sobre os 

países democráticos -- a igualdade de direitos civis 

entre homens e mulheres, independentemente de suas 

preferências sexuais. A sua presença é sentida hoje no 

ambiente dos cursos de Reiki onde o Mestre segue os 

princípios originais daquela Terapia. Os iniciados na 

Fraternidade Secreta da Mestra Kuan Yin, que sobrevive 

ilegalmente na China, dizem que qualquer pessoa, de 

qualquer crença, que invoque um contato com a energia 

da Mestra Kuan Yin ela atende, mesmo aqueles que nunca 


ouviram falar nela.


14 de Fevereiro Comemora-se: Dia de São Valentin




Dia de São Valentim1 2 3 4 é uma data especial e 

comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre 

casais sendo comum a troca de cartões e presentes com 

simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais 

caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos 

outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No 

Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera 

do dia de Santo António, também conhecido pela fama de 

"casamenteiro".
História[editar | editar código-fonte]
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro 

dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A 

associação com oamor romântico chega depois do final da 

Idade Média, durante o qual o conceito de amor 

romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador 

Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as 

guerras acreditando que os solteiros eram melhores 

combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou 

secretamente, apesar da proibição do imperador. A 

prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado 

à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe 

enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda 

acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o 

cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela 

filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, 

devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim 

escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual 

assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua 

morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de 

lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em 

honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de 

Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival 

era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes 

caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com 

correias de couro de cabra para assegurar a 

fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e 

franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim 

como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada 

um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The 

Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 

14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos 

pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam 

esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira 

da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca 

mútua de recados de amor em forma de objetos 

simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um 

coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no 

século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar 

à troca de cartões de felicitação produzidos em massa.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma 

festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, 

mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos 


outros países.






11 de Fevereiro: Comemora-se – 
Dia de Nossa Senhora Lourdes


Nossa Senhora de Lourdes é o nome usado para se referir 

à aparição mariana que teria sido presenciada por 

várias pessoas em ocasiões distintas, em torno de 

Lourdes, França. Ocorreu no ano previsto por Nossa 

Senhora em La Salette, França em 1846, doze anos antes.
História[editar | editar código-fonte]
As aparições de Nossa Senhora de Lourdes começaram no 

dia 11 de fevereiro de 1858, dizem que apareceu em 

1874, quandoBernadette Soubirous, camponesa com 14 

anos, foi questionada por sua mãe, pois afirmava ter 

visto uma "dama" na gruta de Massabielle, cerca de uma 

milha da cidade, enquanto ela estava recolhendo lenha 

com a irmã e uma amiga.1 A "dama" também apareceu em 

outras ocasiões para Bernadette até os dezessete anos.
Bernadette Soubirous foi canonizada como santa, por 

suas visões da Virgem Maria. A primeira aparição da 

"Senhora", relatada por Bernadette foi em 11 de 

fevereiro. O Papa Pio IX autorizou o bispo local para 

permitir a veneração da Virgem Maria em Lourdes, em 

1862.
Em 11 de Fevereiro de 1858, Bernadette Soubirous foi 

com a irmã Toinette e Jeanne Abadie para recolher um 

pouco de lenha, a fim de vendê-la e poder comprar pão. 

Quando ela tirou os sapatos e as meias para atravessar 

a água, junto à das gruta de Massabielle, ela ouviu o 

som de duas rajadas de vento, mas as árvores e arbustos 

não se mexaram. Bernadette viu uma luz na gruta e uma 

menina, tão pequena como ela, vestida de branco, com 

uma faixa-azul presa em sua cintura com um rosário em 

suas mãos em oração e rosas de ouro amarelo, uma em 

cada pé. Bernadette tentou manter isso em segredo, mas 

Toinette disse a mãe. Por essa razão ela e sua irmã 

receberam castigo corporal pela sua história.2 3 Três 

dias depois, Bernadete voltou à gruta com as outras 

duas meninas. Ela trouxe água benta para utilizar na 

aparição, a fim testá-la e saber se não "era maligna", 

porém a visão apenas inclinou a cabeça com gratidão, 

quando a água foi dada a ela.4. Em 18 de fevereiro, ela 

foi informada pela senhora para retornar à gruta, 

durante um período de duas semanas. A senhora teria 

dito: "Eu prometo fazer você feliz não neste mundo, mas 

no próximo".5 Após a notícia se espalhar, as 

autoridades policiais e municipais começaram a ter 

interesse. Bernadette foi proibida pelos pais e o 

comissário de polícia Jacomet para ir lá novamente, mas 

ela foi assim mesmo. No dia 24 de Fevereiro, a aparição 

pediu oração e penitência pela conversão dos pecadores. 

No dia seguinte, a aparição convidou Bernadette a cavar 

o chão e beber a água da nascente que encontrou lá. 

Como a notícia se espalhou, essa água, foi administrada 

em pacientes de todos os tipos, e muitas curas 

milagrosas foram noticiadas. Sete dessas curas foram 

confirmados como desprovidas de qualquer explicação 

médica pelo professor Verges, em 1860. A primeira 

pessoa com um milagre certificado era uma mulher, cuja 

mão direita tinha sido deformada em conseqüência de um 

acidente. O governo vedou a Gruta e emitiu sanções mais 

duras para alguém que tentasse chegar perto da área 

fora dos limites. No processo, as aparições de Lourdes 

tornaram-se uma questão nacional na França, resultando 

na intervenção do imperador Napoleão III, com uma ordem 

para reabrir a gruta em 4 de Outubro de 1858. A Igreja 

decidiu ficar completamente longe da polêmica. 

Bernadette, conhecendo as localidades bem, conseguiu 

visitar a gruta à noite, mesmo quando vedada pelo 

governo. Lá, em 25 de março, a aparição lhe disse: "Eu 

sou aImaculada Conceição" ("que soy era Immaculada 

concepciou"). No domingo de Páscoa, 7 de abril, o 

médico examinou Bernadette e observou que suas mãos 

seguravam uma vela acesa e mesmo assim não possuiam 

qualquer queimaduras.6 Em 16 de Julho, Bernadette foi 

pela última vez à Gruta e relatou que "Eu nunca a tinha 

visto tão bonita antes".6 A Igreja, diante de perguntas 

de nível nacional, decidiu instituir uma comissão de 

inquérito, em 17 de Novembro de 1858. Em 18 de Janeiro 

de 1860, o bispo local declarou que: "A Virgem Maria 

apareceram de fato a Bernadette Soubirous".6 Estes 

eventos estabeleceram o culto mariano de Lourdes, que, 

juntamente com Fátima, é um dos santuários marianos 

mais freqüentados no mundo, ao qual viajam anualmente 

entre 4 e 6 milhões de peregrinos.
A veracidade das aparições de Lourdes não são um artigo 

de fé para os católicos.[carece de fontes] Não obstante 

todos os últimos Papas visitaram este local. Bento XV, 

Pio XI eJoão XXIII foram quando ainda eram bispos, Pio 

XII, como delegado papal. Ele também declarou uma 

peregrinação a Lourdes em uma encíclica na comemoração 

sobre o 100º aniversário das aparições, completados em 

1958. João Paulo II visitou Lourdes três vezes e o Papa 

Bento XVI concluiu uma visita lá em 15 de setembro de 

2008 para comemorar o 150º aniversário das aparições em 


1858.


DIA 2 DE FEVEREIRO - IEMANJÁ - NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. O Dia de Iemanjá, dia 02 de fevereiro, é a maior festa de Iemanjá, onde milhares de pessoas se vestem de branco e vão à praia depositar oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outras objetos.

Origem do Dia de Iemanjá
Inicialmente, o Dia de Iemanjá era comemorado em conjunto com a Igreja Católica, porque dia 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da Conceição. Porém, nos anos 60, houve uma reação da Igreja, que começou a considerar a celebração um culto pagão, e atualmente a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.

Existe ainda uma ligação com o catolicismo, no entanto. O dia de Iemanjá é também o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa católica. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ainda existe esse sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. No Rio de Janeiro Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Glória.

História de Iemanjá
Iemanjá é também conhecida por Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, que quer dizer "mãe cujos filhos são peixes".

Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá. No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ògùn.

Dia de Iemanjá na Umbanda

No Brasil o Dia de Iemanjá pode ser comemorado em dias diferentes dependo do estado. Embora o principal seja o dia 2 de fevereiro, em São Paulo a comemoração é no dia 8 de dezembro, e no Rio de Janeiro é muito celebrada no Réveillon, no dia de Ano Novo, com vários rituais de Passagem de Ano.

20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA 

“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.”

A Data de 20 de novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 1695 foi o ano da morte de Zumbi.
No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
Origem do Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
História de Zumbi
No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.
Zumbi lutou até à morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição ofical da escravatura. A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em em 1888, 193 anos após sua morte.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.


21 DE NOVEMBRO – 
SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, 
REI DO UNIVERSO



Cristo Rei é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usada por todos os cristãos. A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianos, luteranos e metodistas, celembram, em honra de Cristo sob este título. 
O título de Rei é utilizado para Cristo em diferentes formas na Bíblia: Rei dos séculos, Rei de Israel, Rei dos Judeus, Rei dos Reis, Rei dos Santos, Soberano dos Reis. Pilatos escreveu e mandou colocar sobre a Cruz a inscrição INRI, da frase latina IESVS NAZARENVS REX IVDAEORVM, que se traduz como "Jesus de nazaré, Rei dos Judeus". As principais idéias sobre o reinado de Cristo estão expressas na encíclia Quas Primas do Papa Pio XI, publicada em 1925.
A Festa de Cristo Rei é, também, a festa da soberania de Cristo sobre a comunidade cristã. 
A Igreja é um corpo, do qual Cristo é a cabeça, é Cristo que reúne os vários membros numa comunidade de irmãos que vivem no amor.

Toda a vida de Jesus foi dominada pelo tema do “Reino”. Ele começou o seu
Ministério anunciando que “o Reino chegou.”  A afirmação da sua dignidade real passa
pelo sofrimento, pela morte, pela entrega de si próprio. O seu trono é a cruz,
expressão máxima de uma vida feita amor e entrega. É neste sentido que o Evangelho
de hoje nos convida a entender a realeza de Jesus.
Frei Cardoso

Oração a Cristo Rei 

Vós sois, ó, Jesus, o Cristo, a face do Pai Santíssimo, meu Deus misericordiosíssimo, meu Rei infinitamente grande; sois meu boníssimo Pastor, meu único Mestre, meu auxílio cheio de bondade, meu Deus bem-amado de uma beleza maravilhosa, meu Pão vivo descido dos céus, meu Sacerdote Eterno, meu guia para a Pátria Celeste, minha verdadeira luz, minha santa doçura, meu reto caminho, minha sapiência, minha pura simplicidade, minha paz e concórdia; sois, enfim, toda a minha salvaguarda, minha herança preciosa, minha eterna salvação... O, Jesus Cristo, amável Senhor, por que, em toda a minha vida, amei, por que desejei outro tesouro senão Vós? Onde estava eu quando não pensava em Vos? Ah, que pelo menos a partir deste momento meu coração só deseje a Vós e por Vós se abrase, Senhor Jesus! Desejos de minha alma, correi, que já bastante tardastes; apressai-Vos para o fim a que aspirais; procurai em verdade Aquele que procurais. Ó, doce Jesus, sede o amor, as delícias, a admiração de todo coração dignamente consagrado a Vossa Majestade. Deus de meu coração e minha partilha sagrada, Jesus Cristo, que em Vós meu coração desfaleça, e sede Vós mesmo a minha vida. Acenda-se em minha alma a brasa ardente de Vosso amor e se converta num incêndio todo divino, a arder para sempre no altar de meu coração; que inflame o íntimo de meu ser e abrase o âmago de minha alma, para que no dia de minha morte eu apareça diante de Vos inteiramente consumido em Vosso amor... Amém

22 DE NOVEMBRO – 
NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇA


O Dia Nacional de Ação de Graças teve origem em 1621, na festa celebrada em gratidão a Deus pela boa safra, que garantiu a sobrevivência da frágil colônia de ingleses “peregrinos”, recém-chegados na América do Norte. Mais tarde esse dia foi oficializado e difundido. 

Trata-se de uma data em que se reconhece a ação de Deus na vida de um povo. No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças através da lei 781, de 17 de agosto de 1949. É interessante ver que essa data surge com um decreto presidencial, marcando para o país a sua cultura cristã de reconhecer a presença de Deus na vida do povo.

Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada de um novo tempo, iniciando o Advento que nos conduz ao Natal e simboliza a gratidão que sentimos à medida que nos aproximamos de Deus. Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração que é constantemente agradecido é um precursor do glorioso nascimento interno da Consciência Crística – alegre realização da Presença Divina em toda a criação. 

Deve-se aproveitar o Dia de Ação de Graças para se refletir sobre como se tem agido, como cristão, no ano que se finda: como me comportei diante da palavra de Deus? Como agi em relação a meu próximo? Movidos pela Fé, qual foi o testemunho que dei sobre Nosso Senhor Jesus Cristo? Fiz alguma boa ação?

Mas o Dia de Ação de Graças evoca ainda algo mais: o momento em que se deve, sobretudo, agradecer a Deus por tudo que Ele proporciona à vida de cada um de nós, pois ela é um Dom de Deus que d’Ele se emprestou e, por ela, se deve agradecer. Agradecer a Deus, de modo especial pela vida e por tudo que concede ao ser humano, é reconhecer que Ele é o Senhor de tudo e de todos e, para tanto, é preciso estar revestido do espírito de humildade.
O Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus e outras pessoas pelas bênçãos e coisas boas recebidas durante o ano
 D. Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

A Gratidão faz parte do sentimento mais nobre cultivado pelos homens de bem.

Feliz Dia de Ação de Graças!


02 DE NOVEMBRO – DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna 
das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, 
porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. 
Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com 
Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; 
costumavam visitar os túmulos dos mártires nas 
catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. 
No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na 
celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica 
um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos 
quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos 
é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de 
novembro é a festa de "Todos os Santos".

Prece 
Jesus! Para aqueles que me antecederam na viagem em 
direção ao mundo espiritual, e que prosseguem ligados 
ao meu coração, apertado pela saudade, rogo as Tuas 
bênçãos banhadas na luz da Infinita Bondade.
Ajuda-os, Senhor, para que tenham forças a fim de 
continuarem na vida espiritual trabalhando pelo bem 
rumo à Vida Eterna. E quando tiverem a Tua permissão, 
possam vir ao meu encontro, para enxugar minhas 
lágrimas derramadas pela dor da saudade que sinto 
diante da ausência deles.
Que Assim Seja, Senhor!”.





01 DE NOVEMBRO – DIA DE TODOS OS SANTOS

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 
01 de Novembro e honra todos os santos, mártires e 
cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
Santidade, uma palavra superada ou uma possibilidade de 
vida em plenitude? No dia em que a Igreja Católica 
recorda todos os santos, propomos um escrito de Chiara 
Lubich sobre o santo, como aquele que sabe, 
verdadeiramente, o que é o Amor.
Lançados no infinito
Os santos são portentos
que, vista no Senhor a grandeza deles,
por Deus jogam, quais filhos seus,
tudo de seu.
Dão sem pedir em troca.
Dão a vida, a alma, a alegria,
todo liame terreno, toda riqueza.
Livres e sós,
lançados no infinito,
anseiam que o Amor os introduza
nos Reinos eternos.
Mas já nesta vida
sentem encher-se-lhes o coração de amor,
do verdadeiro amor, do único amor,
que sacia, que consola,
daquele amor que fere
as pálpebras da alma e doa
lágrimas novas.
Ah! Homem algum sabe o que é um santo.
Deu e ora recebe;
e um fluxo incessante
passa entre Céu e terra,
liga a terra ao Céu,
e verte dos abismos
enlevo raro, linfa celeste,
que não pára no santo,
mas passa sobre os cansados, sobre os mortais,
sobre os cegos e paralíticos na alma,
e irrompe, e orvalha,
e soleva, e seduz, e salva.
Se queres saber do amor, indaga ao santo.
(Chiara Lubich)


24 DE SETEMBRO – 
DIA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

“Nobre senhora, és poderosa do filho sobre o coração; por ti quem ora, confiante dele consegue a salvação.”
Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica
A devoção originou-se na Espanha, daí também ser conhecida por Nossa Senhora das Mercedes, e foi popularizada pelo frades da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada por São Pedro Nolasco. Foi considerada protetora dos cristãos cativos dos mouros na África, principalmente os marinheiros e mercadores subjugados no Mar Mediterrâneo. A devoção chegou a Portugal, onde difundiu-se de Alenquer para Santarém e para Lisboa. A devoção foi trazida pelos frades mercedários para o Brasil, onde floresceram diversas confrarias, formadas principalmente por escravos, os quais consideravam Nossa Senhora das Mercês padroeira de sua libertação.1
Aparição
Durante a invasão moura na Espanha, os cristãos estavam sendo perseguidos, e muitos eram escravisados. Numa noite, Pedro Nolasco, um teólogo e o rei de Aragão, Dom Jaime I tiveram o mesmo sonho. No sonho, apareceu a Virgem, dizendo-lhes para fundar uma ordem com o objectivo de proteger os cristãos. Pedro Nolasco e o teólogo, Raimundo, descobriram que tiveram o mesmo sonho, e ambos pediram a permissão do rei para fundar a ordem, e para sua surpresa, o rei também tivera o mesmo sonho. Então foi criada a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, e Pedro foi nomeado o grão-mestre da Ordem, sendo canonizado com o nome de São Pedro Nolasco. E assim, a devoção à Virgem das Mercês foi se espalhando por toda a Europa. A festa de nossa senhora das merces e celebrada com louvor no Peru onde ela e padroeira. No Brasil, desde o século XVII é festejada na cidade de: Jaicós Piauí de 15 a 24 de Setembro com novena solene tradicional, e no dia de nossa senhora das Mercês, (24 de setembro) a programação conta com varias missas, e uma bela procissão , que "arrasta" muitos fieis de mais de 9 Estados do Brasil," é também festejada na cidade histórica de São João del-Rei (Minas Gerais)São dez dias de festa. com novena solene e,por tradição, barroca, missas cantadas e no dia da virgem (24 de setembro) a programação conta com missas inclusive algumas presididas pelo bispo diocesano,e solene e belíssima procissão com diversas homenagens ao qual "arrasta" milhares de fieis junto aos andores de Nossa Senhora, São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato.
Prece a Nossa Senhora das Mercês
Virgem Maria, Mãe das Mercês,
com humildade acorremos a Vós,
certos de que não nos abandonais
por causa de nossas limitações e faltas.
Animados pelo vosso amor de Mãe,
oferecemo-vos nosso corpo para que o purifiqueis,
nossa alma para que a santifiqueis,
o que somos e o que temos, consagrando tudo a Vós.
Amparai, protegei, bendizei e guardai
sob a vossa maternal bondade a todos
e a cada um dos membros desta família
que se consagra totalmente a Vós.
Ó Maria, Mãe e Senhora nossa das Mercês,
apresentai-nos ao vosso Filho Jesus,
para que, por vosso intermédio
alcancemos, na terra, a sua Graça
e depois a vida eterna.

Amém! 


05 DE OUTUBRO – DIA DE SÃO ROQUE  


Montpellier, na França, foi no ano de 1295, cenário e berço do nascimento de um de seus mais ilustres filhos; Roque! O nobre Fidalgo João e sua esposa Libéria, aguardavam com ansiedade a chegada dessa criança, era afinal, uma benção desejada.
Roque foi levado a pia Batismal, já nos primeiros dias de vida; sua mãe Libéria, era mulher virtuosa, mulher de fé e piedosa, que via naquele frágil bebê, um sinal de amor de Deus.
O pequeno Roque teve uma educação primorosa, estudou nos melhores colégios e herdou de sua mãe os mais vivos sentimentos de fé, e vida de oração.
Quando completou vinte anos, foi duramente provado com a morte repentina de seus pais, vendo-se sozinho e com uma herança invejável, sentiu em seu coração um forte apelo ao despojamento. Dispos de todos os seus bens móveis em favor dos mais necessitados e os imóveis foram entregues aos cuidados de seu tio; Roque em condições de pobre peregrino, dirigiu-se a Roma.
Quando Roque chegou a Aguapendente, na Toscana, um terrível epidemia (Peste Negra) se alastrava, e nosso jovem peregrino ofereceu-se prontamente para tratar dos doentes que lotavam as enfermarias dos hospitais.
De Aguapendente seguiu para Caesena e Rimini, por toda parte onde chegava o jovem Roque, via-se desaparecer a terrível epidemia, como que a fugir do Santo.
Foi em Roma que a caridade de Roque achou um novo campo de ação, dedicando-se durante 3 anos, ao tratamento dos pobres e abandonados doentes. Depois voltou aos lugares onde já tinha estado, e seu zêlo escolhia entre os mais doentes, mais abonados, sempre nutrindo o desejo ardente de poder oferecer a Deus o sacrifício da vida.
Por vária vezes foi provado pela doença e em todas, o Senhor conservou-lhe a vida, no que todos reconheceram uma especial proteção Divina.
Na Itália, Roque conheceu o carisma franciscano e fez votos na Ordem Terceira, como irmão penitente.
Restabelecidas as forças, Roque seguiu para Piacenza, onde a Peste dizimava a população. Com uma abnegação, que lhe era peculiar, dedicou-se ao serviço de enfermeiro no hospital, sendo também atingido pelo terrível mal. Após um sono profundo, foi acometido duma febre violenta e atormentado por uma dor fortíssima na perna esquerda, causando-lhe uma terrivel chaga.
Roque aceitou a doença, como uma Graça Divina, as dores chegaram, porém, a tal ponto que fizeram chorar e gritar continuamente.
Em pouco tempo, Roque, viu-se abandonado e desprezado por todos, decidiu em seu coração, não se tornar um peso para ninguém. Com muito custo arrastou-se até um bosque e lá acomodou-se em uma cabana abandonada.
Confiando no Senhor e entregando-se a sua Divina Providência, Roque experimentou o amor de Deus, que todos os dias enviava um cão para alimentá-lo, trazendo um pão tirado da mesa do Fidalgo Gottardo.
Certa manhã Gottardo, observando as atitudes do cão, resolveu segui-lo e qual não foi sua surpresa ao encontra-lo na choupana em companhia de Roque. Assim todos descobriram o paradeiro do Santo.
Gottardo ficou algum tempo em companhia de Roque e este, sentindo-se restabelecido de sua forças decidiu voltar para sua terra natal.
A França, por aquele tempo, estava em guerra, e assim se explica que Roque, lá chegando fosse tomado por espião.
O sofrimento e a dor tinham deixado marcas significativas em seu rosto, em seu corpo, que até o próprio Tio, que era o juiz da cidade, não o reconheceu e condenou-o à prisão.
Toda essa humilhação, Roque aceitou sem protesto algum, e todas as injustiças sofridas, ofereceu por amor a Jesus e pela conversão dos pecadores.
Por cinco anos permanceu encarcerado sem que ninguém o reconhecesse foi acometido por uma grave e terminal enfermidade, lá no cárcere recebeu os Santos Sacramentos.
Confessou sua identidade ao Sacerdote, exalava de seu corpo um suave perfume de santidade que se-espalhou por todo o presídio, Roque com seus 32 anos, entregou sua santa alma ao Senhor humilde e silenciosamente, era o ano de 1327.
(O primeiro milagre póstumo que lhe é atribuido foi a cura do seu carceireiro, que se chamava Justino e era manco de uma perna. Ao tocar no corpo de Roque, para verificar se estaria morto realemente, sentindo algo estranho percebeu sua perna milagrosamente curada).
Seu sepultamento, foi marcado por muitas honras e grandes milagres, agora reconhecido com nobre filho de Montpelier. Tempos mais tarde seus restos mortais foram transladados para Veneza, onde seus devotos lhe erigiram um belo templo.
Assegura-se que por intercessão de São Roque, muitas cidades foram poupadas da peste, entre elas Constança, na ocasião em que dentro dos muros se lhe reunia o grande concílio, em 1414.
O povo católico sempre nutriu especial confiança em devoção a São Roque e venera-o como padroeiro poderoso contra epidemias.
Será que não está na hora do povo se  unir em oração e clamar a intercessão de São Roque, junto ao Senhor, para que tenhamos porcesso de cura? 
 Para alcançar a vida eterna é necessária a prática da virtude. Em São Roque temos o modelo de homem virtuoso de fato.
Os Santos são setas que nos indicam o caminho que é Jesus, a verdade de Jesus e a vida que está em Jesus.

Oração a São Roque

São Roque, que vos dedicastes com todo o amor aos doentes contagiados pela peste, embora também a tenhais contraído, daí-nos paciência no sofrimento e na dor.
São Roque, protegei não só a mim, mas também aos meus irmãos e irmãs, livrando-nos das doenças infecciosas. 
Enquanto eu estiver em condições de me dedicar aos meus irmãos, proponho-me ajuda-los em suas reais necessidades, aliviando um pouco o seu sofrimento. 
São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais e defendei a todos da doenças e do perigos. 

Amém. 

04 DE OUTUBRO – 
DIA DO MESTRE ASCENCIONADO KUTHUMI 

O segundo Raio, o raio amarelo e dourado é o raio do educador e do professor. Até o ano de 1956 o guia deste Raio foi o Mestre Ascensionado Kuthumi. Juntamente com o também Ascensionado Mestre Joshua, ambos foram elevados à categoria de Instrutores do Mundo.

Em aprazível colina das cercanias de Kaschimir, norte da Índia, situa-se o Fogo de Irradiação do Bem - Amado Lord Divino (conhecido como Lord Maitreya) e de Seu Discípulo Kuthumi, que é dedicado ao santificado Amor Divino, assim como, em todos os tempos, foi ensinado aos professores e doutrinadores da humanidade. Neste Santuário Espiritual de Paz e Reflexão, reúnem-se os irmãos e irmãs dos mantos amarelos. Aos pés de Lord Divino, Kuthumi e outros grupos dos Ascensionados estudam como trazer aos homens a Verdade, no caminho das religiões reinantes no mundo.

Os que servem ao segundo Raio procuram compreender melhor todas as nações e raças, dar-lhes mais atenção. Só quando na mente externa da humanidade o “coração compreensivo” falar, realizar-se-á a verdadeira fraternidade universal.

O Raio Dourado representa a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, também chamada o “Filho”. É o caminho da Sabedoria da escuta e da espera; embora ele se pareça com um período de paz e de calma, mesmo assim não é provado pela força, mas sim pela paciência interior.
O Bem Amado Mestre Ascensionado Kuthumi encarnou-se muitas vezes antes de sua Ascensão. Foi Gaspar, um dos três Sábios do Oriente que seguiram a estrela para Bethlehem, foi o matemático grego Pitágoras e mais tarde São Francisco de Assis.
Hierofante: Mestre Kuthumi 
Complemento Divino: Mestra Soo Chee
Chama: Dourada
Atributos: Sabedoria, Iluminação, Paciência e Compreensão
Música Chave: Canção de Cashmire (Fiden)
Música Chave do Complemento Divino: Cena e dança com os dedos dourados (Glière) 

Apelo ao Bem Amado Mestre Kuthumi 
Bem Amado Kuthumi
Mestre da Sabedoria e do Amor:
Ajudai-me a manifestar
A sabedoria em meu coração
Guiai-nos nesta sublime aspiração;
Deixai que os conhecimentos cósmicos
Cheguem até mim,
“EU SOU” uma Ponte de Luz
Na extremidade terrena;
Vós sois a outra,
Nas oitavas de Luz;
Peço um intercâmbio:
Que Vossa gloriosa Luz
Possa chegar até mim e inundar minha vida!
Bendita seja
Vossa flamejante Luz Dourada.

Amém 

04 DE OUTUBRO – 
DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS  
O PATRONO DA ECOLOGIA! 

“Hoje é dia de rezar para São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais.”
Francisco tinha um carinho especial pelos bichos e por isso foi nomeado como padroeiro dos animais. Filho de comerciantes nascido em Assis em 1182. Sua família tinha grandes posses. Francisco era chegado em festas, mas não negava esmola. Aos 25 anos, ele passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Ele fundou a Primeira Ordem, os conhecidos frades franciscanos, em 1209. Morreu em 04 de outubro de 1226, com 44 anos. Dois anos depois, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX.
Um homem rico que adotou a pobreza, que foi santo, que foi poeta, ecologista, pacifista, renovador, irmão de todos os seres e que respeitando e venerando acima de tudo a Deus, Jesus Cristo e Maria sua Mãe criou o seu próprio caminho, trilhando em meio a grandes dúvidas e dificuldades, sempre apoiado na sua Fé, no Evangelho e nos seus longos momentos de meditação em que permanecia várias horas em comunhão com Deus recebendo seus ensinamentos e orientações.
Filho de Pietro e Dona Pica Bernardone, Francisco nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, província da Umbria no centro da Itália. Seu pai era um rico e próspero comerciante de tecidos, que viajava frequentemente em negócios principalmente para França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. Foi de lá também que ele trouxe sua linda e bondosa esposa, Dona Pica. A mãe de Francisco, foi de fato a mulher da sua vida e foi ela que emocionado muitas vezes invocou. Francisco sempre nutriu uma atenção e um carinho especial pela relação materna em geral. A sua grande ligação espiritual a Maria, mãe de Jesus, é mais um sinal do seu particular respeito e Amor pelas mães de todo o mundo. Era frequente usar a relação materna em geral, como exemplo de Amor nos seus diálogos e pregações. Em relação ao pai, apesar do amor e respeito que nutria por ele, a relação não foi um exemplo e assim conheceu alguns episódios desagradáveis, nomeadamente quando Pietro prendeu Francisco na cave de sua casa para que este não pudesse sair para suas meditações, para visitar os leprosários e para praticar caridade junto dos menos favorecidos.
O Santo dos animais
É natural, que a relação de pai e filho tenha sido afetada pelas longas ausências de Pietro.
Francisco teve um irmão, de que a história pouco fala. Francisco de Assis, é hoje amado e venerado em todo o mundo cristão e um pouco mais além disso. E porque é assim? O que nos deixou ele, capaz de nos apaixonar tanto, assim como apaixonou nossos pais e apaixona nossos filhos?
Aos nossos olhos limitados, Francisco não nasceu para libertar o mundo dos erros humanos, não nasceu de uma Virgem… Aos nossos olhos limitados, Francisco foi alguém em quem somos capazes de encontrar as mesmas limitações, as mesmas dúvidas, os mesmos devaneios, os mesmos erros que encontramos no mais íntimo do nosso Ser. O que Francisco de Assis nos veio mostrar, foi que também nós somos capazes. Ele nos mostrou que todos nós, sem qualquer exceção, somos capazes de mudar o mundo, provocando a mudança no nosso Ser. Ele nos ensinou que também nós somos capazes de sentir o Amor Incondicional, de Amar os nossos inimigos, de curar, de espalhar a Paz.
Francisco de Assis nasceu numa família abastada e teve uma juventude recheada de momentos de alegria e diversão. Francisco era muito bem vindo entre os jovens de seu tempo. Ele era muito divertido. Facilmente se entregava a noitadas. Financiava banquetes com os seus amigos, interpretava serenatas às portas das jovens pretendidas, corria pelas ruas de Assis em cantigas e gritos de alegria, muitas vezes animados pelo vinho dos banquetes e das festas. Era um tormento para os habitantes de Assis, cujo sono era frequentemente perturbado por Francisco e seu grupo de amigos. Francisco era admirado pelas jovens donzelas que se deixavam contagiar pela sua alegria e espírito livre. Aos domingos, na Igreja de S. Rufino os olhares se cruzavam e todos conheciam o jovem Francisco Bernardone. Francisco sentia repugnância pelos leprosos, evitando cruzar-se com eles nos caminhos e aos pobres não reservava mais do que uma pequena esmola pontual.
Basílica de São Francisco, em Assis, Itália
Sonhava com a conquista de glória e riqueza como todos os jovens da sua época, e lutou em defesa dos interesses dos nobres de Assis. O fato de ter sido derrotado e preso não o demoveu de algum tempo depois se alistar no exército do Papa e deixar Assis em busca de conquistas e glória pessoais. No entanto, a sua aventura pouco durou e Francisco regressou sentindo que algo em si tinha mudado. Daí em diante, foi a luta interna de alguém que gradualmente foi vencendo um e outro obstáculo da sua personalidade, até finalmente se despir em público, na Praça Santa  Maria, entregar tudo o que possuía ao pai, que não era mais do que as roupas que trazia no corpo, e renascer para uma nova vida.
Cada um de nós consegue identificar-se com as vaidades e desejos do jovem Francisco. Não somos todos nós vaidosos, em menor ou maior intensidade? Não nos entregamos com certa facilidade a festas e comemorações, que na realidade na maioria das vezes não têm outro objetivo que não seja manter-nos distraídos e abstraídos do essencial na vida? Não somos muitos de nós ambiciosos, dedicando uma parte importante do nosso tempo na luta para a conquista de prestígio e acumulação de bens materiais e ainda para defender o património conquistado?
Amar que ser amado, pois é dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado…
A diferença fundamental é que Francisco decidiu buscar o caminho de regresso a Deus e lançou-se, determinado nesse propósito. Uma das diferenças reside portanto na coragem, de romper com tudo o que nos prende, tudo o que nos limita o espírito.
 A diferença foi a perseverança, alicerçada na sua coragem – mais uma vez – e num Amor que crescia dentro dele e que o fortalecia.
Nesse dia especial medite na luz de São Francisco de Assim, reverenciando sua força, a  dedicação para com seus semelhantes e abrindo seu coração em prece...
Oração de São Francisco de Assis
Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém

01 DE OUTUBRO – DIA DE SANTA TEREZINHA  

Teresinha nasceu em Alençon, na França, em 2 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca Martin e desde então destinada ao serviço religioso, assim como suas quatro irmãs. Os pais, quando jovens, sonhavam em servir a Deus. Mas circunstâncias especiais os impediram e a mãe prometeu ao Senhor que cumpriria seu papel de genitora terrena, mas que suas filhas trilhariam o caminho da fé. E assim foi, com entusiasmada aceitação por parte de Teresinha desde a mais tenra idade.

Caçula, viu as irmãs mais velhas, uma a uma, consagrando-se a Deus até chegar sua vez. Mas a vontade de segui-las era tanta que não quis nem esperar a idade correta. Aos quinze anos, conseguiu permissão para entrar no Carmelo, em Lisieux, permissão concedida especial e pessoalmente pelo papa Leão XIII.

Ela própria escreveu que, para servir a Jesus, desejava ser cavaleiro das cruzadas, padre, apóstolo, evangelista, mártir... Mas ao perceber que o amor supremo era a fonte de todas essas missões, depositou nele sua vida. Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita. Essa vivência foi registrada dia a dia, sendo depois editada, perpetuando-se como livro de cabeceira de religiosos, leigos e da elite dos teólogos, filósofos e pensadores do século XX.
Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em 1° de outubro de 1897, com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos.

Teresa de Lisieux foi beatificada em 1923 e canonizada em 1925 pelo papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve um grande desejo de evangelizar e ofereceu sua vida à causa missionária, foi aclamada, dois anos depois, pelo mesmo pontífice, como "padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo, tendo o mesmo título de são Francisco Xavier". Esta "grande santa dos tempos modernos" foi proclamada doutora da Igreja pelo papa João Paulo II em 1997.

Oração a Santa Terezinha
Minha Santa Terezinha do Menino Jesus, que prometestes enviara uma chuva de rosas sobre o mundo, eu vos peço: realizai em minha vida vossa consoladora promessa. Preciso de uma chuva de graças que lave minha alma nas águas das bênçãos do Pai. Intercedei por mim junto ao vosso Bem-Amado Jesus. Acompanhai-me com vossas orações, aumentai minha confiança na misericórdia divina. Desejo andar a passos largos no Pequeno Caminho que trilhastes, caminho todo feito de dependência e entrega aos desígnios amorosos de Deus.
Alcançai-me a graça de não duvidar do amor que Jesus tem por mim. Ajudai-me a crer diariamente no amparo de Deus sobre minha vida quando estou aflito, quando estou ansioso, quando estou enfermo, quando me sinto fraco e desencorajado para orar, trabalhar e amar.
Concedei-me da parte de Jesus, o dom da alegria, a capacidade de sorrir e crer, mesmo quando houver escuridão dentro de mim. Fizestes do Amor o objetivo e sentido de vossa breve vida. Enfrentastes com um sorriso todas as provações e nada negastes ao Bom Deus. Que Jesus, vosso Amado Esposo, esteja sempre comigo e com as pessoas que amo. Atendei-me nesta graça que com insistência vos peço. (faz-se o pedido)

Pai Nosso...Ave Maria...Glória ao Pai... 

29 DE SETEMBRO – HOMENAGEM AOS SETE ARCANJOS 


Há seres evoluídos, muitos dos quais oriundos de universos imateriais ou de mundos incorpóreos que, para servir, focalizaram sua  consciência e energia no trabalho de recuperação deste planeta. Nos tempos passados, tais seres, de grande poder e amor, recebiam a denominação de arcanjos, termo cujo sentido literal é: os mais sublimes mensageiros. Os seres alados que, empunhando espadas, sobem e descem imensas escadarias do céu, como mostravam as antigas obras artísticas, teologias e escrituras, foram apresentados ao homem da maneira que melhor pudessem ser compreendidos e acolhidos.


ARCANJOS DOS SETE RAIOS


Os Arcanjos que atuam nos Sete Raios dão suporte ao trabalho dos Chohans e podem ter a seu serviço Legiões de Serafins, Querubins, Devas e Anjos. Possuem a 6a. Iniciação. O seu Complemento Divino, a Arcangelina, é mais evoluído e possui a 7a. Iniciação e mantém o equilíbrio do Foco de Luz onde servem.


INVOCAÇÃO AOS SETE ARCANJOS

Miguel, Miguel, Miguel
Príncipe dos Arcanjos do amor
Dos corações agradecidos de todos ao fiel
Erguem-se cantos de louvor!
Pela tua presença celestial
Todos na terra a te adorar
Deus vindo do Sol
Em tudo o que o nome faz lembrar!

Miguel, Miguel, Miguel
Que os anjos a guardar
Das tuas legiões celestes
Venham a todos libertar.
Purificar e iluminar
Manifesta a glória da Luz perfeição
Ser em manifestação.

Miguel, Jofiel , Samuel, Gabriel ,Rafael, Rafael, Uriel e Ezequiel 
E poderosas da Luz legiões ,
Querubins e serafins reino da glorificação,
Rasgai agora o véu
Que obscurece a humana visão.

Abençoados Sete Arcanjos Pedindo iluminação
Invocamos a vossa presença
Com hinos de adoração.
Mantende-nos consagrados
Ao cumprimento do plano integrados,
Para, a pureza ter. 

E vossos ministros Ser. 

........

29 DE SETEMBRO – DIA DE ARCANJO MIGUEL 
Adicionar legenda

O BEM-AMADO ARCANJO MIGUEL DIZ:
"Queridos amigos - a qualquer tempo e em qualquer lugar - neste ou em outro Planeta do Sistema ou em uma esfera interior - em algum dia, cada criação de seres de inteligência, seus raciocínios, seus sentimentos e suas mentes deverão ser entregues a Deus! É nosso trabalho o servir como defensor da Fé - manter viva no coração humano a fé em Deus; a fé em sua própria determinação divina que deverá elevá-lo sobre a limitação na qual submergiu. Para reforçar e expandir esta FÉ por entre a humanidade, as Legiões de Meu Reino avivam constantemente a Luz da Alma. Neste procedimento de se acender, momentaneamente, a chama, e ao inspirar nossa Fé, damos sempre algo de Nós mesmos, de Nosso próprio Ser. Assim, ajudamos os homens a "perseverar na perseverança".
APELO AO ARCANJO MIGUEL
"Em nome da Divina Presença que "Eu Sou" e da Divina Presença de toda a humanidade, nós apelamos Vossa Presença, BEM-AMADO ARCANJO MIGUEL E LEGIÕES DE LUZES, secionar-nos de toda criação humana, em nós, através de nós e em torno de nós e também aos que são contra nós - de todo hábito e tendências imperfeitas! Substituí essas dissonâncias pela Pureza, Harmonia e Perfeição dos Mestres Ascensionados!
ACEITAI OS NOSSOS QUERIDOS, quando o véu da "morte" os transpassar e LIBERTAI-OS de suas criações humanas, guiai-os ao Templo do Reino Interior que, para eles, já está preparado e ajudai-os para que façam sua ascensão o mais depressa possível. AJUDAI-NOS E SECIONAI toda e qualquer tendência maléfica, de toda vida de nossa cidade, de nosso país e do mundo; CARREGAI TODA HUMANIDADE com vossa fé e misericórdia divinas e conscientizai-a a esforçar-se, realizando o seu Plano Divino! Nós vos agradecemos".
SAUDAÇÕES À ESPADA DE EXCALIBUR!

Você é o poder da força em épocas do Armagedon.Você é o poder que corta e elimina as forças sinistras.Você é o poder fulminante que corta a ligação de todo o mal, a defesa inabalável em batalhas da ordem Angélica.É a força e o poder divino.

O Guerreiro da Luz deve usá-la em nome do ARCANJO MIGUEL, deve erguê-la à Luz de Toda-Poderosa presença da Chama Azul e selar seu nome em Cristo. Vem em nome das Hierarquias Angélicas e das Legiões do fogo azul de Miguel, vem em nome da toda poderosa presença do EU SOU EM MIM.

Apelo a vós, Hostes Celestiais de luz! Vinde, vinde, vinde. Envie, em nome da proteção divina, a poderosa e fulminante Espada de Excalibur, a espada de Chama Azul da presença do Arcanjo Miguel. Envie esta espada até a minha mão direita para que eu possa defender a luz. Que suas safiras, esmeraldas, rubis e diamantes transformem-se em tochas e raios de luz de Luz Cósmica, Cortando e seccionando, cortando e seccionando, cortando e seccionando, toda a energia mal qualificada, toda imperfeição, toda frequencia que não for frequencia da luz. Tudo que não for a luz deve ser cortado e eliminado em nome do Arcanjo Miguel, o Arcanjo de Cristo.

Em nome das Hostes Celestiais, em nome da toda poderosa Espada de Chama Azul, eu peço às legiões do Fogo Azul de Miguel: proteja-me em um poderoso tubo de chamas de luz de um fogo azul consumidor de toda discórdia, que este fogo consumidor vá limpando e purificando tudo em torno de mim, e que todo ser que não for da luz, seja encaminhado ao plano espiritual no qual sua evolução é permitida. Que toda influência negativa seja banida para bem longe, para bem longe, onde lá seja transmutada em luz. Eu peço, pelo poder da Espada de Excalibur, que nada ouse penetrar neste campo de luz eletrônica, que nada ouse chegar neste turbilhão de Chamas Azuis.

Que pousem cruzes de Chamas Azuis sobre as portas e janelas, acima e abaixo, que todo o meu ser, assim como tudo a minha volta, seja selado na luz, no selo crístico do bem amado mestre Jesus Cristo, sob os comandos de Miguel e suas legiões, sob a proteção do Raio Azul de El Morya e Elohim Hércules. Limpe, purifique, corte e seccione todo o resquício negativo que ainda houver, envie relâmpagos, raios, tornados e ciclones de chamas azuis. Parta do alto sua poderosa espada e coloque-a em minha mente, selando-me na força do Cristo, selando-me na consciência divina, selando-me em tua consciência cristica de luz.

Que a espada de excalibur resplandeça em fogo, em luz, para que haja o corte da separação entre o joio e o trigo. Corte e seccione poderosa Espada de Excalibur (3X). Você me concede o poder da separação entre a discórdia e a luz. Em sua chama consumirei toda a discórdia. Tudo o que não for a luz deve receber o fogo da sua verdade. Em nome da luz da Grande Presença das irmandades cósmicas, que a luz radiante volte a brilhar em todo o meu ser. Que assim seja! 
 OM MIGUEL OM! 
..................
30 DE SETEMBRO 
COLHEITA DO REINO ANGÉLICO EM SHAMBALLA 



Para ajudar no desenvolvimento da natureza humana e a sua espiritualidade foi enviada à Terra um grande número de seres conhecidos como Anjos que formam a Grande Hoste Angélica. Eles tem como missão ficar ao lado da humanidade irradiando amor e fé na Vontade Divina. 
Após a preparação dos planetas pelos Elohins, os Anjos saíram de dentro do Sol físico onde estavam sob os cuidados dos Sete Grandes Arcanjos e se dirigiram a seus lugares. Seguindo a hierarquia Universal e Cósmica, cada Anjo recebeu a promessa de que após sua missão cumprida Eles poderiam ascender ao cargo de Arcanjos. Assim, eles estabeleceram vínculos com o reino elemental e com os seres humanos.
 A força que os move é o AMOR e o dever e aceitação absolutos da fé no Poder Divino de Realização que lhes permite realizar milagres. 
Em respeito ao livre arbítrio Eles se aproximam e mostram seu Poder somente daqueles que os chamam e que permitem sua ação, respeitando a vontade dos que não os desejam mesmo se mantendo próximos deles, mas sem poderem atuar. Por isto muitas vezes sofrem mais do que a própria pessoa por saberem do que elas precisam, mas sem poderem realizar os desejados Milagres. 
Os Angeles trazem uma das mais claras demonstrações de obediência a Deus e a Suas ordens, através de um comportamento Amoroso de espera pelo momento oportuno do desenvolvimento de suas tarefas, mantendo-se sempre em estado de alerta para poderem atuar.  Sempre trazem notícias boas e fazem o bem porque sabem que a Vontade de Deus é o BEM. 
Os Anjos não estão preocupados com o reconhecimento da sua presença e poder, mas apenas com o cumprimento da sua missão. 
Neste dia, Eles apresentam o resultado das suas tarefas para o Conselho reunido em Shamballa e a sua colheita de Boas Ações que ajudam a promover sua energia a cargos superiores. 
Shamballa , que numa tradução aproximada significa Lugar de Paz, é o lugar aonde os Mestres Ascensos se reúnem para os Conselhos e Cerimônias. 

Deste ponto cósmico sobre a cidade de Darjeeling na Índia é irradiada a Luz a todos os discípulos da Grande Fraternidade Branca. 
..........
29 DE SETEMBRO – 
A REUNIÃO DO CONSELHO CÁRMICO 

O CONSELHO CÁRMICO É FORMADO POR SERES DE LUZ QUE AMPARAM A HUMANIDADE NESTES MOMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO.
SE REUNEM 4 VEZES AO ANO.
No último dia de cada mês:
março, junho, setembro e dezembro.

A PRESENÇA "EU SOU" DE TODAS AS PESSOAS ENCARNADAS SE ENCONTRAM COM ESTES SERES PARA JUNTOS ESCOLHERMOS NOSSOS DESTINOS PARA OS PRÓXIMOS 3 MESES.

Todas as pessoas encarnadas, nesta noite, enquanto dormem, em corpo espiritual se encontram com os Seres de Luz responsáveis por todas as formas de evolução no planeta e cada um ESCOLHE o que se propõe a fazer nos próximos 3 meses.

FAZEM PARTE DO CONSELHO CÁRMICO: 
1º Raio – Saithru, Grande Diretor Divino;
2º Raio – Deusa da Liberdade;
3º Raio – Mestra Nada;
4º Raio – Elohim Cyclopea;
5º Raio – Palas Athena;
6º Raio – Portia, Deusa da Justiça;
7º Raio – Kwan Yin, Deusa da Misericórdia;
8º Raio – Vairoshana, Buda Dhyani.

Aproveite este dia para estabelecer seu compromisso interno com a sua Verdade e Força Vital, projetando assim no mundo externo o potencial da sua alma: Felicidade, Harmonia, Saúde, Abundância, Realizações. 
RITUAL PARA CONEXÃO COM O CONSELHO KARMICO
Utilize tres papéis brancos.
Em um papel,escrever à lápis seu nome de solteiro (nome de batismo) e data de nascimento.
Depois escrever a frase:
PEÇO PELA PAZ E CURA UNIVERSAL,
ESCREVER SEUS PEDIDOS AO CONSELHO CÁRMICO.
DOBRAR O PAPEL E FAZER UMA ORAÇÃO .
QUEIMAR PRIMEIRO UM PAPEL EM BRANCO, DEPOIS O SEU PAPEL ESCRITO
E OUTRO EM BRANCO NO FINAL.

SE VÁRIAS PESSOAS VÃO PARTICIPAR DO RITUAL, QUEIMAR PRIMEIRO UM PAPEL EM BRANCO, DEPOIS TODOS OS ESCRITOS E POR ÚLTIMO OUTRO PAPEL EM BRANCO.

SUGERE-SE A PRECE:

"A GRANDE INVOCAÇÃO"

Do ponto de Luz na mente de Deus,
que flua Luz às mentes dos homens,
e que a Luz desça à Terra.
Do ponto de Amor no coração de Deus,
que flua amor ao coração dos homens,
que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a vontade de Deus é conhecida, que o propósito guie as pequenas vontades dos homens, propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos a raça dos homens,que se realize o plano de Amor e de Luz,e feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder,restabeleçam o Plano Divino sobre a Terra hoje e por toda a eternidade.
Amém. 



CONSELHO KÁRMICO

A informação quando é chegada, deve ser processada à luz da Iluminação de Todos nós.
Segue o Ritual da Presença junto ao Conselho Kármico.
Apresente-se e com dignidade e amor siga o seu caminho.
Cada etapa é fortalecida com a presença Daqueles que nos Amam.
Bençãos à Todos.

SENHA PARA ACESSAR SHAMBALLA
Cérebro Frio.
Coração Quente.
Vontade Ardente. 


A REUNIÃO COM O CONSELHO
O Conselho existe independente da ordem de lugar ou tempo.
À sua presença estamos sempre.
Queiramos ou não.
Estar em dia com o Conselho Kármico é sinal de morte tranquila e vida saudável.
Os Mestres estiveram e sempre estarão dispostos a nos abençoar.
Solicitar uma reunião do Conselho, é abrir o coração e apresentar-se.
Firme a sua mente, solicite e já estará lá.
Um Consultor te receberá e a instrução receberá.
É preciso Coração Limpo, sem intelecto e petição justa.
Assim seja. 

MEMBROS DO CONSELHO KÁRMICO

ENTREGA ABSOLUTA.
confie.
Não se pensa mais no assunto.
Faça o ritual novamente, se sentir necessidade.
Durante o Ritual mantenha sua atenção no elemento fogo que purifica, transmuta e manifesta, pois é através dele que será elevada a frequência de seus pedidos ao Conselho Cármico.

Tenha uma Vida leve, equilibrada e altruísta! 

-------
27 DE SETEMBRO – DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

No dia 27 de setembro comemoramos o dia de São Cosme e São Damião, você conhece a história dos dois santos?
Santos Cosme e Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é devida por exercer a medicina sem cobrar por isto e por terem morrido pela fé. Sua festa é celebrada atualmente no dia 26 de setembro pela Igreja Católica, no dia 27 de setembro pelas religiões afro-brasileiras e no dia 1º de novembro pela Igreja Ortodoxa.

Biografia
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Um estudou Medicina e o outro Farmácia na Síria e depois foram praticar em Egéia. Diziam “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder”.
Exerciam a medicina e farmácia na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anárgiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião.

Lendas
Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.
Sincretismos
Semelhanças com a Mitologia Grega
Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.
Relação com as religiões afro-brasileiras
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados. Na Bahia, as pessoas comemoram oferendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.

São considerados no Brasil os Santos padroeiros dos Farmacêuticos e Médicos. A bonita história de São Cosme e São Damião – que por sua vez é marcada por visões diferentes, dependendo da crença de cada religião – demonstra a complementaridade e interdependência que as profissões irmãs, a medicina e a farmácia, possuem. Talvez o sucesso atribuído às curas milagrosas dos irmãos gêmeos, na idade média, nada mais fosse do que a antecipação da divisão do trabalho, ocorrida apenas no século XIII, onde a farmácia foi separada oficialmente da medicina e considerada uma profissão.


Oração a São Cosme e Damião

“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".

São Cosme e Damião rogai por nós. Amém.”




.... 21 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL DA PAZ

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de Setembro. É um iniciativa a nível mundial estabelecido pelas Nações Unidas em 1981.
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
Nesse dia, vamos mostrar ao mundo que a Paz reina dentro de nós!

ORAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL
O infinito Amor de Deus flui para o meu interior e em mim resplandece a luz espiritual de amor.
Esta luz se intensifica, cobre toda a face do Planeta Terra e preenche o coração das pessoas com o espírito de Amor, Paz, Ordem e Convergência para o Centro. 
Que a Paz envolva todo o mundo! 

Assim é! E assim seja! 
.....
23 DE SETEMBRO – EQUINÓCIO DE PRIMAVERA

No Brasil, o equinócio de primavera ocorre no dia 23 de setembro, com a entrada do Sol no signo de Libra. 
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro.  No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março.

No dia do Equinócio abrem-se portais para mundos paralelos, são dias considerados de grande força, um momento de grande conexão com a energia da natureza.
Que tal aproveitar este período para atrair prosperidade e encher a sua vida de energia renovadora? Então aí vão algumas dicas para você fazer seu próprio ritual de Equinócio da Primavera:
Alguns dias antes, podemos fazer uma espécie de "dieta da purificação", eliminando os alimentos e bebidas considerados mais pesados, como a carne vermelha, as bebidas alcoólicas e as ricas em cafeína, os embutidos e enlatados, etc. Isso tudo para que nosso organismo ganhe energias mais sutis. O consumo de chás sem cafeína também é indicado. Alguns deles têm a fama de promover a limpeza do organismo e facilitar a abertura da intuição, é o caso dos chás de anis, canela, alecrim e manjericão.
 Enfeite a casa com lindas  flores e frutas!

Renove suas energias!!! 
.........
24 DE SETEMBRO – ASCENSÃO DE MESTRE LANTO

O Ascensionado Mestre Lanto foi, em tempos passados, um grande governante da China e fez a Sua Ascensão há muitos séculos. Na época em que o Continente Lemúria submergiu (onde hoje é o Oceano Pacífico) foi-lhe dado em confiança a custódia da Chama da Precipitação e dos tesouros espirituais do Monte Teton, em Wyoming, U.S.A. (Santuário - Montanhas Rochosas). Pela longa administração deste Santuário e Sua atividade como governador e zelador, Mestre Lanto conquistou o direito de assumir maiores encargos. Foi assim que Ele transferiu a custódia de Seu Templo de Luz ao Seu Discípulo Confúcio que, presentemente lá trabalha. Mas, no Seu grande amor, o Grande Mestre Ascensionado Lanto resolveu ficar aqui para ajudar a Terra, nesta época de crise. Ao deixar Kuthumi o Seu cargo de diretor do segundo Raio, Lanto ofereceu-se para substituí-LO e ser o condutor deste Raio, cargo que Ele ocupa presentemente como Hierofonte desse Templo.

* Cor: Dourado
* Dia da Semana: Segunda-feira
* Regência: Mercúrio
* Símbolo: Caduceu de Hermes.
* Melodia - Chave: Doce Mistério da Vida ou Canção de Kaschmire

APELO AO BEM AMADO MESTRE LANTO


Bem Amada Presença Divina EU SOU em mim e Bem Amado Mestre Lanto, carregai-me com Vossa grande veneração pela vida e ensinai-me a praticar somente o bem em meu mundo. EU SOU a precipitação visível da Presença Divina da iluminação e perfeição, agora, no meu mundo. EU SOU! EU SOU! EU SOU! 
...............
08 DE SETEMBRO - 
A VERDADEIRA DATA COMEMORATIVA DO NASCIMENTO DE JESUS.


EU SOU Aquele que veio à Terra para conscientizar os seres humanos que faz parte de seu plano divino, tornar-se,  em algum dia, um CRISTO em Atividade.

Vim, sem os grilhões (carma  negativo) criados pela humanidade  que a  têm mantido aprisionada aos reinos inferiores da Terra. Minha Missão exigia que Eu, embora  não possuísse mais  nenhum pecado, viesse a Terra  subjugado a um manto de carne que seria exposto à tentação. Eu necessitava provar aos homens que eles, apesar da influência do mal ainda existente no planeta, PODERIAM e DEVERIAM elevar suas consciências ao nível de sua própria Consciência Crística.

Eu disse: “Podeis fazer obras mais importantes que as Minhas” e quando assim falei, sabia que seria necessário que vos livrásseis dos mantos funerários da imperfeição, libertando do túmulo  o ser inferior, para poderdes manifestar em sua plenitude, o Cristo Interno

Trouxe-vos uma revelação que considero de grande importância - a verdadeira data natalícia de Meu corpo carnal, como Jesus, ou seja,  Minha entrada no mundo da forma.

Os teólogos, há séculos, estabeleceram uma data para o meu nascimento que não corresponde a realidade. Algumas igrejas, festejam no dia 8 de Dezembro, a Imaculada Concepção do Embrião de Jesus, o que esta correto, sabe-se, no entanto, que seriam necessários nove meses para que o Meu invólucro fosse posto à luz .

Afirmo-vos que, de acordo com o vosso atual calendário, a meia-noite do dia 8 de setembro, Minha Santa Mãe Maria deu à luz a forma do Menino Jesus.

Sei que para alguns indivíduos surgirá a interrogação: “o que irão pensar sobre esta mudança de data, quando a Festa Natalina, há séculos, vem sendo comemorada em dezembro”?  E Eu vos digo: dentro dos dias vindouros, muitas verdades serão reveladas, e qualquer um de vós que não esteja propenso a aceitar a realidade divina necessitará de uma purificação mais intensa, em seus corpos.
.
Refleti sobre o que vos exponho  e procurai sentir o que representa para a humanidade, a Luz liberada no dia 8 de setembro. Ela é doada sempre com profundo amor e tem o objetivo de estimular no ser humano, elevação de consciência, capacitando-o a compreender e absorver o sentindo cósmico e real de sua distribuição, contido nas Bênçãos de Natal.

Desejo também, com meu esclarecimento, desviar vossa atenção dos projetos de comercialização, vinculados aos festejos do dia 25 de dezembro. Com raras exceções, os que comemoram o Natal nesta ocasião, têm se limitado a viver as preocupações com a ceia e com as costumeiras trocas de atenções e presentes que possuem um valor relativo no mundo externo, mas, não tocam, nem de longe, as sublimes razões da Festividade.

Guardai em vossos corações as informações que hoje vos passo e não insisti,  com quem quer que seja, para aceitá-las.  Não é sábio impor vosso conhecimento aos vossos irmãos, por mais verdadeiro que seja, no entanto, ele poderá ser mencionado, quando surgir uma ocasião propícia e o esclarecimento for uma bênção para aqueles que estão ansiosos por verdade. Com o decorrer do tempo, os homens perderão o interesse pelas compras de Natal. Se for necessário, continuai com vossas gentilezas, pensando em vossos amigos e familiares, para que não surjam reações desagradáveis  por parte deles.

Futuramente, renascerá o autêntico espírito natalino e o dia 8 de setembro se transformará para todos, em um Dia Santificado. Então, os verdadeiros “presentes espirituais” serão distribuídos e o homem sábio conduzirá incenso e mirra, assim como fizeram em tempos idos os Sábios do Oriente. A Divina Oferenda alcançará, não ao menino Jesus, mas,  a Consciência Crística Individual, pois, cada vez mais, o homem haverá de reconhecer o seu verdadeiro Ser Espiritual.

“Hosana à Glória de Deus que se elevará ao máximo, quando o harmonioso ser humano render homenagem à mais alta Fonte de toda Vida.


Unjo-vos com a essência da Consciência do Cristo.” 

....

4 Setembro - DIA de Mestre Kuthumi

Local: Montanhas de Kashmir, na India
Hierofante: Mestre Kuthumi 
Complemento Divino: Mestra Soo Chee
Chama: Dourada
Atributos: Sabedoria, Iluminação, Paciência e Compreensão
Música Chave: Canção de Cashmire (Fiden)
Música Chave do Complemento Divino: Cena e dança com os dedos dourados (Glière)
O Mestre Kuthumi foi o Chohan do 2o. Raio da Iluminação Divina e em 1956 assumiu, juntamente com o Mestre Jesus, o cargo de Instrutor do Mundo. É o hierarca da Catedral da Natureza, em Kashmir, Índia, e líder dos Irmãos do Manto Dourado, sendo o mestre da Chama Dourada, da Sabedoria.
Kuthumi também mantém um foco em Shigatse, Tibet, onde toca música clássica sagrada do Oriente e Ocidente e composições das hostes celestes, bem como das primeiras raças-raízes da Terra, num órgão afinado com a música das esferas, atraindo almas, pelo som sagrado que é Deus, para fora do plano astral até os retiros etéricos da Fraternidade.

Ele muito já contribuiu para a sabedoria e Iluminação da Humanidade, através de algumas encarnações já conhecidas: foi Tutmoses III, (faraó, profeta e alto sacerdote no período do Novo Império, egípcio); Pitágoras, filósofo, astrônomo, músico e matemático grego do século sexto A.C. (formulou as partes essenciais da geometria de Euclides e as idéias astronômicas avançadas que conduziram às hipóteses de Copérnico; foi iniciado pelos magos zoroastrianos); Francisco de Assis (que abandonou uma vida muito rica para se juntar aos pobres e leprosos com o fim de trabalhar para a obra de Deus – apresentava as 5 chagas de Cristo; foi canonizado pela igreja católica; era relevante o seu amor pelos animais); Shah Jahan (Imperador Mogul da Índia no século dezesseis - durante seu reinado de iluminação, a Índia entrou em sua era de ouro da arte e arquitetura; construiu o Taj Mahal). 

Em sua última encarnação foi Mahatma Kuthumi. Era um punjabi, cuja família se estabelecera em Kashmir. Frequentou a Universidade de Oxford em 1850. Relata-se que ele trabalhou com Madame Blavatsky; ele e o Mestre El Morya foram instrumentados para que a Teosofia surgisse. Passou o resto dos seus anos em convento de lamas, em Shigatse, Tibet, onde seu contato com o mundo externo incluía escritos didáticos enviados pelo correio a alguns dos seus devotos estudantes. Essas cartas estão hoje nos arquivos do Museu Britânico. 
A missão do Mestre Kuthumi e de seu sucessor Amado Mestre Lanto e do atual Chohan do segundo Raio, Mestre Confúcio, é melhorar o conhecimento dos países e das raças, dedicando-lhes muita atenção. Só quando a mente externa da humanidade, o coração compreensivo falar, realizar-se-á a verdadeira Fraternidade Universal. 

O Raio Dourado representa a segunda pessoa da Santíssima Trindade, também chamado FILHO e a sua atuação constitui para o ser humano, uma das etapas mais espinhosas no processo de desenvolvimento, porque embora a Sabedoria aparente ser paz e serenidade (visto que não é provada pela força e sim pela paciência interior), exige a difícil virtude de saber escutar e esperar.

...........
24 de Agosto OXUMARÉ
É a cobra-arco-íris1 em nagô, é a mobilidade, a atividade, uma de suas funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimento. Ele é o senhor de tudo que é alongado. O cordão umbilical que está sob o seu controle, é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore.
Ele representa também a riqueza e a fortuna, um dos benefícios mais apreciados no mundo dos iorubás. Em alguns pontos se confunde com o Vodun Dan da região dos Mahi.
É o símbolo da continuidade e da permanência, algumas vezes, é representado por uma serpente que morde a própria cauda. Oxumarê é um orixá completamente masculino, porém algumas pessoas acreditam que ele seja macho e fêmea, porém o orixá feminino que se iguala a Oxumarê é Ewá sua irmã gêmea que tem dominios parecidos com o dele.
Enrola-se em volta da terra para impedí-la de se desagregar. Rege o princípio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.
De múltiplas funções, diz-se que é um servidor de Xangô, que seria encarregado de levar as águas da chuva de volta para as nuvens através do arco-íris.
É o segundo filho de Nanã, irmão de Osanyin, Ewá e Obaluayê, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento. Seus filhos usam colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente que tem o nome de Brajá, usam também o Lagdigbá como Nanã e Omolu.
Oxumarê no Brasil[editar]
Oxumare - escultura de Carybé em madeira, em exposição no Museu Afro-Brasileiro, Salvador, Bahia, Brasil.
No Brasil, as pessoas dedicadas a Oxumarê usam colares (fio-de-contas) de missangas ou contas de vidro amarelas e verdes; a terça-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. Seus iniciados usam Brajá - longos colares de búzios, enfiados de maneira a parecer escamas de serpente. Quando dançam levam nas mãos pequenas serpentes de metal, apontam o dedo indicador para o céu e para a terra, num movimento alternado. A Suas oferendas são feitas de patos, feijão, milho e camarões cozidos no azeite de dendê
Na Bahia, Oxumarê é sincretizado com São Bartolomeu e festejado no dia 24 de agosto.
Certa lenda conta que ele era, outrora, um (Babalawo) adivinho, "filho de proprietário-da-estola-de-cores-brilhantes". Em outra lenda o mesmo tema aparece: "Este mesmo Babalawo Oxumarê vivia explorado por Olofin-Odudúa, o rei de Ifé, seu principal cliente". Oxumarê consultava-lhe a sorte de quatro em quatro dias.
Sua nação é o Jeje, onde é considerado como Dan, e tido como rei do povos Djedje (jeje) é uma palavra de origem yorubá que significa estrangeiro, forasteiro e estranho; que recebeu uma conotação pejorativa como “inimigo”, por parte dos povos conquistados pelos reis de Dahomey e seu exército.
Na nação Jeje, sua cor é o amarelo e preto de miçangas rajadas. Já no Ketu, suas cores são o verde e amarelo intercaladas. Porém essas cores definem apenas o fio-de-contas, pois todas as cores do arco-íris lhe pertencem.
Arquétipo[editar]
Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos, e muitas vezes orgulhosos. Porém, nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles. E não raro, é ver um filho de Oxumarê se desfazer de algo seu, em favor dos necessitados, com a maior facilidade, contrapondo seu estado de orgulho e ostentaçao, a exibir sua riqueza. Nessa fase estão no arco-íris, a fase mais doce e sincera que possuem.
São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém, se tornam terríveis quando com raiva, representando nesse estado a Serpente, que vem trazendo o lado negativo de Oxumarê, o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade.
Tudo muda em suas vidas: Os amigos, os romances, as cidades que moram. Gostam de mudanças e quando a fazem, se tornam radicais. Podem desenvolver a bissexualidade, pois faz parte da característica deste orixá, que é 6 meses homem e 6 meses mulher, não que seus filhos tenham os dois sexos, mas que podem gostar e sentir atração por homem e mulher, de forma natural.
Duas fases de Oxumarê[editar]
Oxumarê dentro do candomblé, se divide em duas qualidades : - Oxumarê macho, representado pelo arco-íris _ Oxumarê fêmea, chamado de Frekuem, representado pela Serpente. Identificado no jogo do merindilogun pelo odu iká e representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba oxumare. A entidade é 6 meses homem e 6 meses mulher, mas é considerado pai de cabeça e não mãe.



..........


Espírito Santo

 Nota: Divino Espírito Santo redireciona para este artigo. Para o estado brasileiro, veja Espírito Santo (estado). Para outros usos de "Divino", veja Divino (desambiguação).
Batismo de Jesus, com o Espírito Santo representado na forma de uma pomba no alto, entre Jesus e João Batista.
1498/1500. Por Perugino, atualmente no Kunsthistorisches Museum, Gemäldegalerie, em Viena.
Para a maioria dos cristãos, o Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai eDeus Filho - e é o Deus omnipotente. Ele é visto por esta maioria como sendo uma das pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los da fúria divina e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja . O Deus Triuno se manifesta como três "pessoas" (grego koiné: hypostasis) de uma única substância divina (grego antigo: ousia)8 , chamada Deus9 .
Jesus é apresentado nos Evangelhos como sendo o Messias há muito profetizado, que batiza não com água, mas como o "Espírito Santo" e com fogo (Lucas 3:16). Antes da Paixão, durante a Última Ceia, Ele promete enviar do Pai outroParáclito ao mundo, o Espírito Santo, o "Espírito da Verdade" (João 15:26), que, segundo os Atos dos Apóstolos, apareceu na forma de "línguas de fogo" sobre os discípulos, os apóstolos, durante o evento conhecido como Pentecostes, que marca o início da Igreja de Jesus na Terra (Atos 2:1).
A compreensão do mistério da Santíssima Trindade varia nas diversas denominações cristãs. Algumas se intitulamtrinitárias por compartilharem o ponto de vista majoritário acima, enquanto que as não trinitárias tem compreensão diferente do papel do Espírito Santo. Mesmo entre os trinitários, há diferenças: enquanto que as Igrejas Católicas Orientaise a Igreja Ortodoxa afirmam que o Espírito procede apenas do Pai ("através do Filho"), a Igreja Católica mantém que o Espírito Santo procede tanto do Pai quanto do Filho, uma doutrina que ficou conhecida como Filioque e já foi tema de grande controvérsia.



Deus, Espírito Santo
A crença na Santíssima Trindade entre os cristãos inclui o conceito de "Deus, o Espírito Santo", juntamente com Deus Filho e Deus Pai . O teólogo Vladimir Lossky argumentou que, no ato da encarnação, Deus Filho se manifestou como o Filho de Deus e o mesmo não aconteceu com a terceira pessoa, "Deus, Espírito Santo", que permaneceu sem se revelar . Ainda assim, como em I Coríntios 6:19, Deus, Espírito Santo, continuou a habitar o corpo dos fiéis.
Acredita-se que o Espírito Santo realize algumas funções específicas na vida dos cristãos e de sua igreja. Entre elas:
Condenação do pecado: o Espírito Santo age para convencer os não penitentes tanto da pecaminosidade de seus atos quanto de sua posição moral como pecadores perante Deus33 .
Conversão: a ação do Espírito Santo é vista como essencial para trazer alguém para a fé cristã34 . O novo crente é dito "nascido novamente no Espírito" .
Habilita a vida cristã: acredita-se que Espírito Santo habite o fiéis individualmente e os habilita a viver uma vida correta e crente .
Confortador (o Paráclito): aquele que intercede ou apoia ou age como um advogado, particularmente em tempos de atribulação.
Inspirador ou o que permite interpretar as Escrituras: o Espírito Santo tanto "inspira" os autores quanto as "interpreta" para os cristãos e para a igreja.
Jesus Cristo]
Acredita-se também que o Espírito Santo esteve ativo principalmente durante a vida de Jesus Cristo, dando-lhe condições para realizar sua obra na terra. Ações em particular do Espírito incluem:
Causa de Seu nascimento: de acordo com os relatos dos Evangelhos, Jesus não foi concebido por um pai terrestre mas pelo Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. O "início de Sua existência encarnada" se deu por conta do Espírito Santo. O texto masorético da Bíblia Hebraica afirma que Jesus "nasceu de uma donzela", porém, aSeptuaginta, muito mais antiga, se utiliza de parthenos, a palavra grega utilizada especificamente para "virgem" .
Unção no Batismo de Jesus .
Ajuda durante o Seu Ministério: após o seu batismo, Jesus teria sido conduzido pelo poder do Espírito Santo.

.............

Dia 12 de Junho Pentecostes 
A solenidade do Pentecostes, que celebramos no dia 12 de junho, encerra o tempo litúrgico da Páscoa. Com efeito, o Mistério pascal — a paixão, morte e ressurreição de Cristo, e a sua ascensão ao Céu — encontra o seu cumprimento na poderosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos congregados com Maria, Mãe do Senhor, e com os demais discípulos. Foi o «baptismo» da Igreja, baptismo no Espírito Santo (cf. Act 1, 5). Como narram os Actos dos Apóstolos, na manhã da festividade do Pentecostes, um fragor como que de vento investiu o Cenáculo e sobre cada um dos discípulos desceram como que línguas de fogo (cf. Act 2, 2-3). São Gregório Magno comenta: «Hoje, o Espírito Santo desceu com um som repentino sobre os discípulos e transformou as mentes de seres carnais no interior do seu amor, e enquanto apareceram externamente línguas de fogo, no interior os corações tornaram-se flamejantes porque, acolhendo Deus na visão do fogo, arderam suavemente por amor» (Hom. in Evang. XXX, 1: CCL 141, 256). A voz de Deus diviniza a linguagem humana dos Apóstolos, que se tornam capazes de proclamar de modo «polifónico» o único Verbo divino. O sopro do Espírito Santo enche o universo, gera a fé, leva à verdade e predispõe a unidade entre os povos. «Ouvindo aquele ruído, reuniram-se muitas pessoas e admiravam-se que cada um as pudesse ouvir falar na sua própria língua», sobre as «maravilhas de Deus» (Act 2, 6.11).O beato Antonio Rosmini explica que «no dia do Pentecostes dos cristãos, Deus promulgou... a sua lei de caridade, escrevendo-a por meio do Espírito Santo não nas tábuas de pedra, mas no coração dos Apóstolos, e através dos Apóstolos, comunicando-a depois a toda a Igreja» (Catecismo disposto segundo a ordem das ideias..., n. 737, Turim 1863). O Espírito Santo, «que é Senhor e dá a vida» — como recitamos no Credo — está unido ao Pai por meio do Filho e completa a revelação da Santíssima Trindade. Provém de Deus como sopro da sua boca e tem o poder de santificar, abolir as divisões e dissolver a confusão devida ao pecado. Incorpóreo e imaterial, ele distribui as dádivas divinas e sustém os seres vivos, a fim de que ajam em conformidade com o bem. Como Luz inteligível, confere significado à oração, dá vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações de quantos ouvem a alegre mensagem e inspira a arte cristã e a melodia litúrgica.



.........
13 de Junho...Dia de Santo Antônio e Exú 
Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor. 
No Brasil, Santo Antônio é reverenciado como santo casamenteiro, e essa e outras associações ajudaram a sincretizá-lo com Exú que é um orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, etc. Exú é o orixá encarregado de ligar o mundo dos espíritos ao mundo material, encarregado de proteger as fronteiras, as casas, templos, cidades. 
Exú também é responsável pelas ligações amorosas, o que faz do dia 13 de junho uma data especial para trabalhos espirituais ligados ao amor. Durante as festas juninas, enquanto os santos católicos são festejados pelas cidades de todo o Brasil; nos terreiros de umbanda e candomblé as festas são em homenagem aos orixás, e no mês de junho dois orixás são festejados – Exú e Xangô. 
No dia 13 de junho, “Dia de Santo Antônio” comemora-se o dia de Exú.


..............

30 de Maio Comemora-se:
Dia de Obá
Obá, Orixá africano do Rio Obá ou rio Níger, primeira esposa de Xangô, identificada no jogo do merindilogun pelos odu odi,obeogunda e ossá.

Guerreira, veste vermelho e branco, usa escudo, Arco e flecha Ofá. Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade passou a cultuar egungun. Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa. Obárepresenta as águas revoltas dos rios. As pororocas, as águas fortes, o lugar das quedas são considerados domínios de Obá. Ela também controla o barro, aguá parada, lama, lodo e as enchentes. Trabalha junto com Nanã. Representa também o aspecto masculino das mulheres (fisicamente) e a transformação dos alimentos de crus em cozidos.É também a dona da roda. Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo na luta Oxalá, Oyá, Oxumarê, Exú e Orumilá.
Lenda [editar]
Obá foi a primeira mulher de Xangô. Ao contrário do que muitos pensam, a lenda de que Obá cortou a orelha por causa da mentira de Oxum está incorreto, na verdade, Obá apenas cortou sua orelha para provar seu amor a Xangô. Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são espada, escudo, ofá e erukere.
Segundo suas lendas, Obá lutou contra inúmeros Orixás, derrotando vários deles. Obá teria derrotado Exú, Oxumarê, Omolú e Orunmilá, e tornou-se temida por todos os deuses, tendo sido derrotada apenas por Ogun e tornando assim sua esposa e ao lado de Ogun quando este foi enfrentar Xangô em batalha ela se encantou por Xangô e abandonou a luta ao lado de Ogun e se entregou a Xangô como mulher vivendo uma grande paixão. Obá nunca havia visto alguém como Xangô, ela via nele tudo o que sonhava para si.
Existem algumas versões do grande encontro de Xangô e de Obá, em uma dessas versões ela é a líder de todas as mulheres e a rainha de Elekô, mas em todas, as evidências dizem que o amor entre os dois era desmedido e que nada ofuscava a relação dos dois, da união dos dois nasceu Opará, Orixá confundida com Oxum.
Xangô e Obá
A união de Xangô e Obá Transcorre um culto nos arredores da cidade, é eleko. Uma sociedade restrita, onde apenas mulheres realizam o culto. Possui como matriarca a temida Obá, a fundadora desta sociedade que cultua a ancestralidade feminina individual. Nem um homem poderia sequer assistir o ritual do segredo, sendo punido por Obá com sua própria vida. Certo dia, em uma das noites de culto, Xangô caminhava alegremente e dançava ao som do batá. Quando percebe, ao longe um aglomerado de mulheres, realizando uma cerimônia sob as ordens da enérgica Obá. Xangô era muito curioso e não se conteve aproximando-se da cena, ficando a espreita. Xangô encantou-se com a rara beleza de Obá, que apesar de não ser tão jovem era a mais bela mulher que ele já vira. No momento de distração, Xangô foi percebido e cercado pelas mulheres, foi levado a presença da grande deusa, que lhe falou o preço que haveria de pagar por sua audácia em violar o culto sagrado de Elekó. Mas a própria Obá que encantou-se com a inigualável beleza de Xangõ apaixonando-se de imediato, relutou em aplicar a sentença de morte e usou de sua supremacia no culto para ditar nova regras, dando nova chance a Xangô: "Todo homem, que violar o culto, se for do agrado, da senhora do culto, deverá unir-se a ela como marido ou aceitar a pena de morte" Xangô não pensou duas vezes, seria poupado da sentença e ainda sim possuiria a grande deusa por quem havia se apaixonado. A cerimônia de união de Xangô e Obá foi realizada dentro dos limites de Elekó. Foi o inicio de uma grande paixão, nunca se viu tanto amor. A deusa guerreira e justiceira que pune os homens que maltratam as mulheres, descobriu um sentimento novo por um homem além do ódio. Descobriu todo o amor que um homem pode dar. A grande rainha de Elekó, a rainha de Xangô aprendeu a amar e ser amada. Nasce, dessa grande paixão, uma criança, uma menina, nasce Opará, nasce a mais bela, justiceira e feroz guerreira. Herdou o melhor do pai e da mãe e prosseguiu com o culto

Embora, em suas lendas, Obá tenha se transformado em um rio ela também é relacionada ao fogo e é considerada por muitos como o Xangô fêmea. Obá é saudada como o Orixá do ciúme, mas não se pode esquecer que o ciúme é o coronário inevitável do amor, portanto, Obá é a deusa do Amor e da Paixão incontrolável, com todos os dissabores e sofrimentos que o sentimento pode acarretar. Obá tem ciúme porque ama. Obá é a deusa da guerra e do poder, seu culto está relacionado ao rio Obá, as águas em seu culto faz referência ao poder, a força incontrolável das águas. Seu culto no Brasil é confundido ao de Oyá, alguns chegam a insinuar que elas sejam irmãs, o que é uma inverdade, outros dizem que Obá seria uma Oyá mais velha, o que é mais absurdo ainda. Por existir esta confusão, alguns acreditam que Oyá além de ser uma divindade da água e relacionada ao vento, teria ligação com o fogo, mas Oyá não possui ligação com o fogo Obá sim.
Obá quando em fúria transborda, agita-se; Oba é a senhora da sociedade Elekô. Tudo relacionado a Obá é envolto em um clima de mistérios.Obá nasceu do ventre rasgado de Iemanjá após o incesto de Orugan. Obá era cultuada como a grande Deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudada como Ìya Agbà e mantém estreitas relações com as Iyá-Mi.
Obá é a Iyámi Egbé, ela é a Iyá Abiku, desta forma é ela a encarregada de enviar ao mundo as crianças que nascem como castigo para seus pais. O que Xangô representa para os mortos masculinos, Obá representa para as mulheres mortas. Ela assim como Xangô é a representante suprema da ancestralidade feminina.


..
30 de Maio – Comemora-se “Joana d'Arc 
(em francês: Jeanne d'Arc; Domrémy-la-Pucelle, 6 de janeiro de 1412 — Ruão, 30 de maio de 1431), por vezes chamada de donzela de Orléans, era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma heroína daGuerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliadosingleses.

Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.
Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século donacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica.
François Villon, nascido em 1431, no ano de sua morte, evoca sua lembrança na bela Ballade des dames du temps jadis ou seja,Balada das damas do tempo passado -
Et Jeanne, la bonne Lorraine
Qu'Anglais brûlèrent à Rouen;
Où sont-ils, où, Vierge souvraine?
Mais où sont les neiges d'antan?
Antes aos fatos relacionados, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico, ou pseudo-ensaio histórico, que a ridicularizava, intitulado «La Pucelle d´Orléans» ou «A Donzela de Orléans»1

Depois da Revolução Francesa, o partido monárquico reavivou a lembrança da boa lorena, que jamais desistiu do retorno do rei.
Joana foi recuperada pelos profetas da «França eterna», em primeiro lugar o grande historiador romântico Jules Michelet. Com o romantismo, o alemão Schiller fez dela a heroína da sua peça de teatro "Die Jungfrau von Orléans", publicada em 1801.
Em 1870, quando a França foi derrotada pela Alemanha - que ocupou a Alsácia e a Lorena - "Jeanne, a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua, tornou-se a heroína do sentimento nacional". Republicanos e nacionalistas exaltaram aquela que deu sua vida pela pátria.
Durante a primeira fase da Terceira República, no entanto, o culto a Joana d'Arc esteve associado à direita monarquista, da qual era um dos símbolos, como o rei Henrique IV, sendo mal vista pelos republicanos.
A Igreja Católica francesa propôs ao Papa Pio X sua beatificação, realizada em 1909, num período dominado pela exaltação da nação e ao ódio ao estrangeiro, principalmente Inglaterra e Alemanha.
O gesto do Papa inspirou-se no desejo de fazer a Igreja de França entrar em mais perfeito acordo com os dirigentes anticlericais da III República, mas só com a Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1918, Joana deixa de ser uma heroína da Direita. Segundo Irène Kuhn, a partir daí os "postais patrióticos" mostram Jeanne à cabeça dos exércitos e monumentos seus aparecem como cogumelos por toda a França. O Parlamento francês estabelece uma festa nacional em sua honra no 2º domingo de maio.
Em 9 de maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo Papa Bento XV - era a Santa Joana d'Arc. A canonização traduzia o desejo da Santa Sé de estender pontes para a França republicana, laica e nacionalista. Em 1922 foi declarada padroeira de França. Joana d´Arc permanece como testemunha de milagres que pode realizar uma pessoa, ainda que animada apenas pela energia de suas convicções, mesmo adolescente, pastora e analfabeta,2de modo que seu exemplo guarda um valor universal.


24 de Maio Comemora-se
Santa Sara Kalli



Santa Sara Kali
 é a padroeira dos roma (ciganos).
O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura. Seu culto se liga ao das Virgens Negras.
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que estavam presentes à crucificação de Jesus1 .
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.
Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo.
Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.
As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.







13 de Maio - Dia de Nossa Senhora de Fátima


O Santuário de Fátima, localizado na Cova da Iria, freguesia de Fátima (Portugal), é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo. O actual reitor deste santuário é o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas. Em 1917 (ano da revolução soviética), Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia de Jesus (conhecidos por "os três pastorinhos"), dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. 
No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias, conversão, e penitência. Moita Redonda e Lomba de Égua, distando a poucos quilómetros da Cova da Iria, eram os lugares povoados mais próximos. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que actualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. 
No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas basílicas, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007. Destacam-se ainda a Capela do Lausperene (Laus Perene = Louvor Permanente) (onde está permanentemente exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada) e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissão).

 Em resposta ao pedido de Nossa Senhora "quero que façam aqui uma capela em minha honra", foi construída uma modesta capela no local exacto das aparições. De 28 de Abril a 15 de Junho de 1919, a tarefa foi executada pelo pedreiro Joaquim Barbeiro de Santa Catarina da Serra. A 13 de Maio de 1920, a imagem de Nossa Senhora de Fátima é benzida na Igreja Paroquial de Fátima pelo Rev. António de Oliveira Reis, arcipreste de Torres Novas. Foi oferecida por Gilberto Fernandes dos Santos e encomendada à Casa Fânzeres de Braga, segundo as indicações da Irmã Lúcia,sendo a obra de escultura de José Ferreira Thedim, . É em madeira, cedro do Brasil, e mede 1,10m. A estátua é entronizada na Capelinha a 13 de Junho do mesmo ano. A 13 de Outubro de 1921 é permitida oficialmente a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha.Em 6 de Março de 1922, foi dinamitada por desconhecidos, mas foi reconstruída nesse mesmo ano.[3] Em 1982 foi construído um vasto alpendre, tendo sido inaugurado aquando da visita do Papa João Paulo II em 12 de Maio desse ano.
 Em 1988, Ano Mariano, foi forrado com madeira de pinho, proveniente da Rússia, norte da Sibéria. Foi escolhida esta madeira pela sua durabilidade e leveza. A capelinha original, embora sujeita a ligeiras reparações no decorrer dos anos, mantém os traços de uma ermida popular. O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917. 


Dia 19/03  Comemora-se : Dia de Saint Germain

Podemos chamá-lo de Deus da Liberdade, Saint Germain, Santo Irmão, São José.

Saint Germain foi o Pai físico de Jesus, "O representante do Filho de Deus" e também é Pai de todos os filhos e filhas de Deus que trilham o caminho do Cristo na Terra.

O anseio de sua alma tem sido libertar a humanidade da opressão, da injustiça, da ignorância, da dor, da maldade, do ego e de tudo que aprisiona a alma.

Este sempre foi o marco de sua luta e serviço em todas as suas encarnações, atuando nas mais diferentes áreas, sempre elevando a bandeira da Liberdade.

Ao longo de suas muitas vidas na Terra, Saint Germain elevou sua consciência, aprimorando e devolvendo as qualidades do sétimo raio de energia cósmica, que são: liberdade, justiça, alquimia, transmutação, profecia, rejuvenescimento, oportunidade e perdão.

A Chama Violeta é um aspecto do sétimo raio do Espírito Santo. O Fogo Sagrado que transmuta a causa, o efeito, o registro e a memória do nosso passado e o carma negativo.

Esta é a Chama da Transmutação, da Liberdade e do Perdão Divino.

A Chama Violeta é uma grande dádiva de Deus. Foi liberada em 1930, quando Saint Germain apareceu aos pés do monte Shasta na Califórnia à Guy Ballard, mensageiro de Deus no Movimento I AM, para libertar a humanidade.

Saint Germain deu-lhe a dispensação da Chama Violeta para o planeta Terra. O monte Shasta, na Califórnia, é o principal foco de irradiação da Chama Violeta do Mestre Saint Germain para o planeta Terra.

Sempre, em todas as encarnações, trabalhando para libertar seus irmãos, Saint Germain foi acumulando em sua própria consciência e alma, uma tal quantidade de energia de liberdade, que hoje ele é uma fonte inesgotável de Chama Violeta, a chama da justiça e da liberdade, à disposição de todos os filhos de Deus.

Entretanto, para tornar-se merecedor de receber esta dádiva da Chama Violeta, e até mesmo tornar-se um pilar desta chama do 7º raio para a Terra, é preciso fazer bom uso da energia, alinhando-se à vontade divina.

O lema e o leme de Saint Germain é a Liberdade; Qual é o seu lema? Procure estar bem consciente da sua maior qualidade e tente aprimora-la a cada dia. Pare agora de ler por uns 5 à 10 min. e medite sobre isso.

Qual é a minha melhor virtude ?  é o amor, a disciplina, a alegria, o auto-controle, a harmonia, a determinação, a gratidão, ou outra . . .

De que forma tenho aplicado este talento para aliviar o peso daqueles que me cercam?


Faça você também a diferença para um mundo melhor, invoque a Chama Violeta de Saint Germain, para toda a humanidade e ajude nosso "Santo Irmão", a expandir a energia Violeta da Justiça e da Liberdade.

Afirme em voz alta e bom tom:

"EU SOU O FOGO VIOLETA COM A CHAMA DO 7º RAIO,
EU SOU A ELEVAÇÃO NA LIBERTAÇÃO DA MINHA ALMA"

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Decretos de Saint Germain

Eu Sou a Ressurreição e a Vida!

Eu Sou a Energia que uso em cada ação.

Eu Sou a Luz iluminando cada célula do Ser.

Eu Sou a Inteligência, a Sabedoria, dirigindo cada esforço.

 Eu Sou a Substância Onipresente, sem limites, que pode ser usada para moldar a forma.

Eu Sou a Força, a Compreensão Perfeita.

Eu Sou a Habilidade a ser aplicada constantemente.

Eu Sou a Verdade que dá a Liberdade Perfeita agora.

Eu Sou a porta na aberta á Luz de Deus que nunca falha: dou graças, entro nessa Luz plena, usando compreensão Perfeita.

Eu Sou a vista que vê todas as coisas, visíveis e invisíveis.

Eu Sou o ouvido, escutando os sinos da Liberdade que tenho agora.

Eu Sou a Habilidade de sentir a mais embriagadora fragrância, á vontade.

Eu Sou a Totalidade de toda a Perfeição que desejo manifestar.

Eu Sou a compreensão total, Poder e uso de toda esta Perfeição.

Eu Sou a Revelação total e uso de todos os Poderes do Ser que Eu Sou.

Eu Sou o Amor, Magno Poder motriz através de toda ação.

Eu Sou a aceleração das células deste minha estrutura cerebral, que a faz expandir e receber a Direção Inteligente da Poderosa Presença interna.

Eu Sou o Eu Sou!

....................................................................................



4 de dezembro - Iansã Santa Bárbara

O dia 4 de dezembro é dedicado a Santa Bárbara (para os católicos) ou Iansã (para os adeptos do candomblé). A santa/orixá é uma mulher forte e decidida que vai a luta e que só "sossega" quando obtém a vitória, não teme a nada nem mesmo a morte.
Sua intensidade é distribuída na forma de amar,transmitir alegria, raiva e coragem. Ela na natureza é representada pelos raios e trovões acompanhada também das tempestades. Sendo representada pela cor vermelha no Candomblé, move milhares de adeptos, fazendo com que todos vistam-se de vermelho para a sua comemoração.
Iansã, que não possui caracteristicas femininas foge dos padrões atribuídos ao lar, em vez de cuidar dos filhos e da casa, ela acorda cedo e sai em busca do sustento de sua família.
Na Bahia onde o candomblé está presente em todos os cantos, a Santa é bastante comemorada, todos em procissão vestidos de vermelho representam a santa e a paixão

Fica então como homenagem a Santa, a letra da música do compositor Caetano Veloso:

Senhora das nuvens de chumbo
Senhora do mundo
Dentro de mim
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Tempo bom, tempo ruim
Senhora das chuvas de junho
Senhora de tudo
Dentro de mim
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Tempo bom, tempo ruim
Eu sou um céu
Para as tuas tempestades
Um céu partido ao meio no meio da tarde
Eu sou um céu
Para as tuas tempestades
Deusa pagã dos relâmpagos
Das chuvas de todo ano
Dentro de mim
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Rainha dos raios
Tempo bom, tempo ruim...





Dia 27 de Outubro Comemora-se
"Dia dos Sete Elohins"

OS SETE RAIOS

        No Plano Divino - no Reino Celestial como sobre a Terra - tudo está dividido em seções de SETE ou em Sete Raios. A esfera de atividade destes raios e seus Diretores são:

        O 1o raio é azul e representa a Vontade de Deus, fé, proteção, força e poder. O Mestre Ascensionado El Morya é o Diretor. As pessoas que pertencem a este raio estão, geralmente, na chefia e possuem ilimitadas forças de poder e capacidade de "executar alguma coisa".
        O 2o raio é cor de ouro e representa Sabedoria, equilíbrio e iluminação. Exercia esta função o Mestre Ascensionado Kuthumi até a Sua ascensão como Instrutor do Mundo, juntamente com o Mestre Jesus. O Mestre Ascensionado Lanto sucedeu o Mestre Kuthumi tendo sido também elevado ao cargo de Instrutor do Mundo. O Mestre Ascensionado Confúcio é o atual Diretor deste raio que é relacionado com professores, ensinamentos - e pessoas de coração compreensivo.
        O 3o raio é rosa e representa o Amor Divino, adoração, beleza e fraternidade. A Mestra Ascensionada Rowena é a Diretora deste raio. As pessoas que a ele pertencem amam a beleza em todas as formas de expressão e são amáveis e compassivas.
        O 4o raio é branco e representa a Pureza, a ressurreição e a ascensão. É seu Diretor o Mestre Ascensionado Serapis Bey. As pessoas que pertencem a este raio são artistas, músicos, arquitetos e são dotados de grande perseverança.
        O 5o raio é o raio verde da Verdade, da precisão da Lei. É dirigido pelo Mestre Ascensionado Hilarion; foi Ele o conhecido Paulo, da Bíblia. Em geral pertencem a este raio os cientistas, médicos, irmãs de caridade e curadores.
        O 6o raio é de cores vermelho-rubi e ouro, e representa a Paz, colaboração e dedicação à vida. O Mestre Jesus era seu Diretor até há pouco tempo, quando foi Ascensionado a Instrutor do Mundo. Atualmente é a Mestra Nada que ocupa o cargo de Diretor do 6o Raio. Sua capacidade especial é o Amor. Freqüentemente, os que pertencem a este raio são sacerdotes, assim como pessoas com desejos ardentes, no culto divino, em servir a humanidade, e muitas vezes sem colher reconhecimento pelos serviços prestados.
        O 7o é o raio violeta da misericórdia, transformação e Liberdade. Quem rege este raio é o Mestre Ascensionado Saint Germain, que o fará durante os próximos dois mil anos, sobre a Terra. A Chama Violeta é o instrumento que TRANSFORMA todo erro e forças imperfeitas em Perfeição. Quando a humanidade usar este instrumento com acerto e ritmicamente, a Terra será salva. As pessoas que pertencem a este raio possuem muitas aptidões e em todos os aspectos grande amor pela Liberdade.

        Para cada dia da semana, existem um ELOHIM, um ARCANJO e um CHOHAN que se dedicam ao serviço de irradiação da Luz de um dos Sete Raios, aquela Luz que, também, forma o corpo causal de cada pessoa.


Arcanjo MiguelDOMINGO - Primeiro Raio - Chama azul-rei com raios branco-cristalinos.
Virtudes: Fé, Força, Poder, Proteção, Vontade Divina.
Chohan: Mestre Ascensionado EL MORYA
Arcanjo: MIGUEL (Seu Complemento Divino: FÉ)
Elohim: HÉRCULES (Seu Complemento Divino: AMAZONA)

Arcanjo JofielSEGUNDA-FEIRA - Segundo Raio - Chama dourada.
Virtudes: Sabedoria, Iluminação, Amor, Paz.
Chohan: Mestre Ascensionado CONFÚCIO
Arcanjo: JOFIEL (Seu Complemento Divino: CONSTÂNCIA)
Elohim: CASSIOPÉIA (Seu Complemento Divino: MINERVA)

Arcanjo SamuelTERÇA-FEIRA - Terceiro Raio - Chama rosa.
Virtudes: Puro Amor Divino, Reverência e Adoração, Beleza e Tolerância.
Chohan: Mestra Ascensionada ROWENA
Arcanjo: SAMUEL (Seu Complemento Divino: CÁRITAS)
Elohim: ÓRION (Seu Complemento Divino: ANGÉLICA)

Arcanjo GabrielQUARTA-FEIRA - Quarto Raio - Chama branco-cristal.
Virtudes: Pureza, Artes, Ressurreição, Ascensão.
Chohan: Mestre Ascensionado SERAPIS BEY
Arcanjo: GABRIEL (Seu Complemento Divino: ESPERANÇA)
Elohim: CLAIRE (Seu Complemento Divino: ASTRÉA)

Arcanjo RafaelQUINTA-FEIRA - Quinto Raio - Chama verde com raios dourados.
Virtudes: Verdade, Dedicação, Concentração, Curas.
Chohan: Mestre Ascensionado HILARION
Arcanjo: RAFAEL (Seu Complemento Divino: MÃE MARIA)
Elohim: VISTA ou Cyclope (Seu Complemento Divino: CRISTAL)

Arcanjo UrielSEXTA-FEIRA - Sexto Raio - Chama rubi com dourado.
Virtudes: Paz, Devoção, Misericórdia, Curas.
Chohan: Mestra Ascensionada NADA
Arcanjo: URIEL (Seu Complemento Divino: DONA GRAÇA)
Elohim: TRANQUILITAS (Seu Complemento Divino: PACÍFICA)

Arcanjo EzequielSÁBADO - Sétimo Raio - Chama violeta.
Virtudes: Amor, Misericórdia, Compaixão, Apelos, Transmutação e Liberdade.
Chohan: Mestre Ascensionado SAINT GERMAIN
Arcanjo: EZEQUIEL (Seu Complemento Divino: AMETISTA)
Elohim: ARCTUROS (Seu Complemento Divino: DIANA)




 A história do Reiki
Quando o  corpo humano foi criado, teve Reiki incorporado ao código genético. Portanto, o Reiki é uma parte de cada um de nós.
Na metade do século XIX. Mikao Usui (15.08.1865), diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto, Japão, e pastor cristão, iniciou a busca do método de cura utilizado por Jesus. Levou dez anos para encontrar e aprender a técnica.

Mikao Usui buscou a informação no Budismo. Há semelhanças entre a vida de Buda na Índia (Sidarta Gautama, 620-543 ªC.) e a vida de Jesus.
Reiki era conhecido na Índia e foi descrito nos sutras budistas (escrituras sagradas).
O Reiki chegou até Jesus no Egito, que o ensinou aos seus discípulos, conforme afirma o Novo Testamento. O método de cura de Jesus se perdeu para o Ocidente. A cura permaneceu apenas entre os  budistas.

Mikao Usui encontrou os textos que revelaram a fórmula de cura no original em sânscrito.
Entretanto, não informavam como ativar a energia. 
Usui, estudou a fórmula, mas tinha de passar pelo teste.

O teste foi um período de 21 dias de meditação, jejum e oração no monte Koriyama. Na última manhã, antes de clarear o dia, Usui viu uma luz em sua direção.
A luz atingiu seu terceiro olho e ele perdeu a consciência. Então, viu muitas bolhas de Arco-Íris e, finalmente, os símbolos do Reiki como numa tela.
Foi-lhe dada a informação sobre cada um deles para ativar a energia de cura. Essa foi a primeira iniciação Reiki por meio de vidência.
 
OS QUATRO MILAGRES DE REIKI
Mikao Usui deixou o monte Koriyama sabendo curar como Buda e Jesus. Ao descer  aconteceu o primeiro milagre: ele feriu um dedo do pé, e  instintivamente, sentou-se e pôs as mãos sobre ele. Suas mãos ficaram quentes e o dedo foi curado.
Segundo: chegou a uma casa que servia peregrinos. Pediu uma refeição completa, algo nada recomendável depois de jejuar durante 21 dias apenas com água, mas comeu normalmente.
Terceiro: a mulher que o serviu sentia dor de dente e, colocando as mãos sobre sua face  ele a curou.
Quarto: quando voltou ao mosteiro, soube que o diretor estava acamado com um ataque de artrite, e o curou.
MIKAO USUI, deu à ENERGIA DE CURA o nome de REIKI, e a levou pelo Japão, andando a pé, carregando uma tocha e dando aulas.
SUCESSORES DE MIKAO USUI

Chujiro Hayashi, com 47 anos, oficial aposentado da marinha, foi o primeiro iniciado por Mikao Usui que  fezo seu  treinamento de Mestre em Reiki em 1925. Tornou-se o sucessor de Mikao Usui, que morreu em 1930, após formar dezesseis ou dezoito Mestres.
   
Chujiro  Hayashi treinou equipes de praticantes do Reiki, homens e mulheres, num total de dezesseis mestres. Abriu clínica de cura em Tóquio, onde aplicava Reiki junto com uma dieta de alimentos naturais.

Também eram tratados casos graves, como câncer. Dr. Hayashi sistematizou a aplicação de Reiki e registrou os resultados dos tratamentos de diversas doenças.
Antes da entrada do Japão na segunda guerra mundial, Hayashi passou o cargo de grã-mestre à Sra. Hawayo Takata, que  foi curada de câncer na clínica, através do Reiki.

A Sra. Takata iniciada, conduzida e supervisionada por Dr. Hayashi,  começou a tratar doentes. Recebeu os ensinamentos mais profundos do Reiki. Tratou muitas pessoas e foi nomeada sucessora do Dr. Hayashi no cargo do grã-mestre.
Ela ensinou mais de 20 mestres e, antes da sua morte, passou a tarefa de conduzir o movimento Reiki à Dra. Bárbara Webber-Ray.

 Mais tarde, a neta da Sra. Takata, a Sra. Phillis lei Furumoto, foi iniciada pela avó através de um médium, passando a ser grã-mestre. As Sras. Webber-Ray e Furumoto trabalharam juntas durante um ano.
A Sra. Webber-Ray fundou a organização American International Reiki Association (AIRA) e a Sra. Furumoto a Reiki Alliance.

REIKI É AMOR E NESTE TEMPO DE CRISE PLANETÁRIA, A HUMANIDADE PRECISA DE TODO AMOR QUE POSSA OBTER PARA EQUILIBRAR AS ENERGIAS VITAIS


26 de Julho
dia de Nanã Boruquê - Santana

Sincretizada a Santana, a avó de Jesus Cristo é um dos Orixás menos conhecidos e evocados na Umbanda. Nossos irmãos africanos explicam que Nanã é um Orixá feminino já avó. Conhecida como a mais velha das deusas do mar, Nanã chefia a falange das ondinas da linha de Iemanjá. Seus domínios são os rios e ribeirões e o ponto de contato entre as águas do mar e a terra, local que chamamos de mangue.

Nana BoruqueNanã é a protetora nas situações tormentosas e nas perseguições kármicas e tem grande atuação sobre as mulheres já avós, embora isso não seja uma regra.
A cor de Nanã é o roxo. Nas obrigações são usadas velas roxas ou brancas, flores brancas ou roxas e a sua bebida também é água pura. Conhecida no meio umbandista como a senhora da lei e da firmeza, a ela recorrem todos os que estão em dúvidas nas situações tormentosas da vida.
Devido ao sincretismo com Santana, que por sua vez é a padroeira dos boiadeiros, nota-se a devoção dos boiadeiros por Nanã Boruquê em seus pontos cantados e na cor das velas, desta forma Nanã e Santana passaram a ser reverenciadas pelos boiadeiros conjuntamente.

É considerada um dos Orixás mais exigentes na escolha de seus filhos. Embora transmita o exemplo da mãe, procura associar-se mais com a posição reservada aos velhos em qualquer sociedade, por esse motivo na Umbanda são raras as filhas de Nanã. Na Umbanda, Nanã Boruquê não afirma na cabeça de adeptos masculinos, pelo menos nunca conheci nenhum filho masculino de Nanã.
A capacidade que Nanã tem de amparar as pessoas nas situações de grande tormento, faz dela um Orixá de grande força, sendo respeitadíssima na Umbanda.

    “Se um dia a dúvida pairar em sua cabeça, peça ajuda a Nanã, com certeza Ela o ajudará”.

    Cor .................. Roxo
    Domínios .......... .Ribeirões e mangues
    Atuação ........... .Contra perseguições espirituais
    Saudação ......... .Saluba Nanã
    Elemento ......... .Água



Dia 15 de Julho 
Comemora-se Ascensão de Mãe Maria 
Linda Mensagem de Mãe Maria “É hora pois de acelerar os vossos processos de purificação…” Mensagem de Mãe Maria Canalizada pelo irmãozinho Gabriel Raio Lunar em 15.03.2012 Amados Filhos,Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.
Este é um ano decisivo para a consolidação de vossas preparações rumo a um novo patamar de evolução.

É hora, pois de acelerar vossos processos de purificação.Vossos pensamentos precisam ser refinados, vossos corpos físicos precisam ser purificados, vossas ações precisam refletir a vontade de vossas almas.Mãos a obra, esta é a tônica do momento.Começai por vossos pensamentos, e procurai estardes alerta para quais deles se direciona vosso foco. Onde colocais vossa atenção, amados?Lembrai-vos que vossa realidade se origina em vossos pensamentos, e cada vez mais, por força da alteração do eixo magnético de vossa Mãe Terra, o que pensais, criais.Vigiai, pois vossos pensamentos, continuadamente, perguntando-vos sempre para qual realidade quereis direcionar vossas atenções e vossas energias.
Lá está vosso mundo, lá está o dia a dia que vivenciarás por vontade própria. Essa é a verdade que impera em vosso mundo, eis que foram todos vós dotados de livre-arbítrio.É tempo, também, de poupar vossas energias, estejam elas direcionadas para vossos corpos físico, emocional ou mental.O corpo, a mente e o coração precisam de descanso, precisam dessa ajuda para mergulharem no silêncio que fala, o silêncio onde a alma se manifesta soberana e expressa sua vontade, para tornar possível a concretização do vosso propósito nesse mundo da ilusão.Cuidai com carinho de vosso corpo físico, dando-lhe o descanso que ele tanto necessita neste tempo.

Tratai-o com reverência, alimentando-o com alegria e contentamento, oferecendo a magia da música para vossos ouvidos e imagens repousantes para vossos olhos.Deixai que vosso tato e vosso olfato possam interagir com a Mãe Natureza, permitindo-vos tocar tudo que tem vida, absorvendo seus aromas, reverenciando sua beleza, expandindo a força do vosso coração para abraçá-los, buscando a tão almejada integração com todos os reinos que habitam vossa Mãe Terra.Recusai alimentos que não contém vida, aqueles criados pela interferência do ser humano, aqueles que não se originaram pela vontade do Pai, mas, sim pela manipulação do homem.É momento, pois de imprimir mudanças substanciais em vossas dietas diárias, para que a luz encontre espaço para preencher vossos recipientes.
Começai introduzindo muita água nos intervalos de vossas refeições.Buscai, em seguida, substituir vossa última refeição sólida de cada dia por uma líquida.Quando vossos corpos se habituarem a essas mudanças, introduzi em vosso cardápio uma refeição onde todos os componentes ingeridos sejam crus.Desprezai, paulatinamente, todos os ingredientes de vossa alimentação diária que contenham qualquer tipo de conservante que não seja natural.

Passo a passo, dia após dia, transformai o ato de comer naquilo que ele verdadeiramente é em essência – o ato sagrado cuja finalidade é ajudar vosso corpo físico a transformar o alimento em luz, para que a luz possa alimentar vosso espírito, fortalecendo mais e mais vossa conexão com o Divino.É tempo de compreenderdes que a qualidade do alimento que ingeris vai tornar possível sua transformação em energia sutil ou densa.A energia sutil eleva vossos corpos, enquanto que a energia densa entope vossos canais de conexão com o mundo superior, o que vos impede de elevardes vossa freqüência vibratória no nível necessário para que possais concluir a reconstrução de vossos corpos de luz.Atentai, amados, atentai para a realidade que quereis criar, Eu vos alerto mais uma vez.Este é um momento crucial para consolidar vossas transformações.Corpos são, mentes sã, emoções equilibradas.

Sem concluirdes esta etapa de vossa jornada a unidade tão almejada será só um sonho não concretizado, como sonho também será o despertar da mente superior, aquela que vos permite a conexão com a Mente de Deus para finalmente voltar a ser um com o Pai Criador.Bem amados, a cada dia vosso tempo se torna mais escasso; não desperdiceis, pois esse precioso presente que recebeste ao encarnar no mundo da ilusão – o tempo físico, tempo que vos possibilita a compreensão e a correção de todos os vossos pensamentos, sentimentos e ações não condizentes com a herança de que sois portadores, e que vos permite ser e atuar no mundo como um Filho da Luz.Bem amados, que vossas preciosas orações atuem em todo o inconsciente coletivo da humanidade para ajudar todos os vossos irmãos a despertar do sono prolongado que os mantém ainda separados do Pai Criador.

Mães, que amam, mães que esperam pelo regresso dos amados filhos que estão longe, mães que cuidam dos seus filhos, mães que cuidam do lar, mães que amamentam e se doam sempre, mães que sofrem, mães… Eu deixo em vossas mãos o meu amor. Eu sei de tudo o que sentem, porque eu senti, eu sofri, eu esperei, eu protegi, eu cuidei, eu amei…Ao meu pequenino transmissor, deixo o meu amor pleno… Venha filho, coloca a tua cabeça em meu colo e chora… Chora e chora… Irei confortar-te (vos) Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção. Perdoem e amem sempre. Amorosamente a vossa Mãe, Maria


20 DE JULHO DIA DO AMIGO Segundo as definições do Dicionário Aurélio, amigo é aquele ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade. Amizade, portanto, é um sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual.
 Quem é ou tem um amigo ou traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. No decorrer da vida, nós desfrutamos da companhia de diferentes tipos de amigos. Os amigos de nossa infância, dos quais nós podemos lembrar vagamente. Os amigos da escola. O 'melhor' amigo da adolescência.
 Colegas que encontramos no serviço. Amigos com os quais compartilhamos bons momentos. Companheiros de farra. À medida que envelhecemos, um amigo com o qual podemos tomar café juntos, enquanto conversamos ou fazemos outro tipo de atividade. Mas existem também relações de amizades entre outros tipos de pessoas de outras regiões, seja por via Internet, onde amizades surgem para suprir um vazio existente ou para descobrir outro mundo, além do seu, ou laços de amizades feitos por pessoas de outras cidades ou regiões, que se conheceram pessoalmente e que preservam, por muito tempo ou por consistência, esse sentimento. Portanto, hoje, em comemoração ao Dia da Amizade, celebre a data com o amigo por perto; ou se está longe, faça um contato, por mais breve que seja, e reacenda os laços que os unem de amizade, de respeito.
Que seu amigo saiba e sinta o quanto você o considera, o quanto você o ama como amigo.  
COMO SURGIU A DATA 
 A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra.
 Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo.  

OS MILAGRES DA AMIZADE
 A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio. A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração.
 A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio. A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo. A amizade diminui a distância. Embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade enseja confidências redentoras: problema partilhado, percalço amaciado; felicidade repartida, ventura acrescida.
A amizade coloca música e poesia na banalidade do cotidiano. A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade. O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor. Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos. O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta, em qualquer situação. O amigo na hora certa é o sol ao meio-dia, estrela na escuridão. O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação. O amigo é o milagre do calor humano que Deus opera num coração.



24 de Junho Comemora-se 
o dia de Xangô e São João Batista

Na natureza qualquer energia só pode ser transformada se houver motivo justo para isso. É necessário que uma força chamada justiça atue para que seja dado o arranque na força da transformação. É a força da justiça que coordena toda a lei cármica que afere o nosso estado espiritual, ou seja, ajusta o padrão energético que é revelado nas formas e emanações da luz espiritual. É ainda chamada de força dirigente da alma e movimento de vibração da energia oculta.

XANGÔ é o fogo latente na pedra, e ao mesmo tempo, a própria pedra em que se buscam os seus atributos que são: rigidez, implacabilidade e estabilidade. Isto equivale  a dizer  que:
- não cede nem à flexão e nem à pressão
- julga de forma severa
- e finalmente estabelece a ordem tranqüilizadora

Portanto esta vibração nos adverte que sua presença é necessária para que haja a verdadeira estabilidade e fortalecimento na alma, individual e universal.
Os símbolos que identificam esta falange são os machados de duplo corte, que significa a alma em busca de equilíbrio, e a balança que significa a justiça de OXALÁ. Esses símbolos carregam a força e o poder.

XANGÔ representa para o homem o SEGUNDO RAIO CÓSMICO - A SABEDORIA, que rege o chacra cardíaco.

O significado mágico do seu nome está na formação da palavra
XA = Senhor, Dirigente;
ANGÔ = AG + NO = Fogo Oculto
GÔ = Raio, Alma

Portanto, XANGÔ, equivale a SENHOR DO FOGO OCULTO, SENHOR OU DIRIGENTE DA CENTELHA DIVINA (a centelha que inicia o fogo).

É sobre esta linha de força espiritual que se agrupam todos os espíritos que coordenam a lei de causa e efeito, decorrente da lei cármica como alicerce do mundo, e se manifestam na forma de caboclos, mesmo com suas origens sejam orientais.


13 de Junho...Dia de Santo Antônio e Exú 
Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor. 
No Brasil, Santo Antônio é reverenciado como santo casamenteiro, e essa e outras associações ajudaram a sincretizá-lo com Exú que é um orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, etc. Exú é o orixá encarregado de ligar o mundo dos espíritos ao mundo material, encarregado de proteger as fronteiras, as casas, templos, cidades. 
Exú também é responsável pelas ligações amorosas, o que faz do dia 13 de junho uma data especial para trabalhos espirituais ligados ao amor. Durante as festas juninas, enquanto os santos católicos são festejados pelas cidades de todo o Brasil; nos terreiros de umbanda e candomblé as festas são em homenagem aos orixás, e no mês de junho dois orixás são festejados – Exú e Xangô. 
No dia 13 de junho, “Dia de Santo Antônio” comemora-se o dia de Exú.

24 de Maio comemora-se o dia Santa Sara Kali 
Padroeira dos Roma (ciganos). 
O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como “princesa” e outras “senhora”. 
Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua indiana sânscrito, pela sua tez ser escura.
Seu culto se liga ao das Virgens Negras. 
As lendas a identificam como a serva de uma das três mulheres de nome Maria que
estavam presentes à crucificação de Jesus
Algumas falam que ela seria serva e parteira auxiliar de Maria, e que Jesus, por esta te-lo trazido ao mundo, teria uma alta estima por ela. Outras, que era serva de Maria Madalena. Seu centro de culto é a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França, onde ela teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus, Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio. 
Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos. 
A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos. Fontes variam: se sua canonização consta de 1712, ou se é uma santa regional. Sua festa é celebrada nos dias 24 e 25 de maio, reunindo ciganos de todo o mundo. Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. 
Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés. As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

                             Dia 12 de Maio Comemora-se o 
Dia de Nossa Senhora de Fátima 

Primeira Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Maio de 1917.

Nossa Senhora aparece resplandecente aos pastorinhos, em 1917.
Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.
Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante.

Segunda Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Junho de 1917.

Antes da segunda aparição, os pastorinhos notaram novamente um clarão, a que chamavam relâmpago, mas que não era propriamente um relâmpago. Era o reflexo de uma luz que se aproximava. Além dos pastorinhos, havia, também, cerca de 50 pessoas. Mas essas pessoas não viam Nossa Senhora.
Lúcia começou a falar com Nossa Senhora.
   
Terceira Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Julho de 1917.

Representação da visão do inferno, descrita por Nossa Senhora aos pastorinhos durante a terceira aparição
Uma nuvenzinha pairou sobre a azinheira. O sol se ofuscou. Uma brisa fresca soprou sobre a terra, apesar de ser o auge do verão. Os pastorinhos viram o reflexo da luz – como nas aparições anteriores – e, em seguida, viram Nossa Senhora sobre a arvorezinha chamada azinheira.

Quarta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 15 de Agosto de 1917.

Lúcia estava com Francisco e mais um primo, no local chamado Valinhos – uma propriedade de um de seus tios – quando, pelas 4 horas da tarde, começaram a se produzir as alterações atmosféricas que precediam as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria. Ou seja, um súbito refrescar da temperatura e uma diminuição da luz do sol.

Quinta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Setembro de 1917.

Nossa Senhora de Fátima
confiou três segredos à Lúcia,
que continuou A servindo
até o fim de sua vida.

Sexta Aparição de Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de Outubro.

A multidão assistiu, impressionada, ao
extraordinário Milagre do Sol.
Uma grande multidão rezava o Terço na Cova da Iria. Os três pastorinhos notaram
o reflexo de uma luz e, em seguida, viram Nossa Senhora sobre a azinheira.

Lúcia: “Que É que Vossemecê me quer?
Nossa Senhora: “Quero dizer-te que em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas”
A multidão assistiu, então, ao grande milagre do sol. Enquanto isso, os pastorinhos viram São José com o Menino Jesus, e Nossa Senhora do Rosário.
Era a Sagrada Família. A Virgem estava vestida de branco, com um manto azul. São José também estava vestido de branco, e o Menino Jesus de vermelho claro. São José abençoou a multidão, traçando três vezes o Sinal da Cruz. O Menino Jesus fez o mesmo.


13 de Maio - Dia dos Pretos Velhos 

Dia 13 de Maio quando relembramos a histórica “Abolição da Escravatura” no Brasil, é comemorado na umbanda o “Dia do Preto Velho”.
Os Pretos Velhos representam o espírito de superação e transcendência de toda a tortura e sofrimento vividos por escravos no passado; quando homens negros eram tratados como objetos de comércio e lucro dos grandes senhores.
Dia 13 de maio é dia de Preto Velho Dia 13 de maio é dia de Preto Velho Os Pretos Velhos após sucessivas reencarnações transformam-se em espíritos de luz e guias mediúnicos muito eficazes para trabalhar em diversos setores.

 Pretos Velhos são espíritos guias de elevada sabedoria, feiticeiros poderosos que dominam a “arte” do uso das ervas para trabalhar medicamentos espirituais e feitiços em diversas áreas. Espíritos misericordiosos, não costumam deixar de atender aos pedidos de seus filhos, por isso não deixe de entregar suas oferendas com seus pedidos neste dia. Oferendas para Preto Velho no terreiro é especialmente conveniente para aqueles que não podem fazer oferendas, acender velas, ou fazer qualquer tipo de trabalho espiritual em casa, oferecemos para entregar suas oferendas para os Pretos Velhos neste ou em qualquer outro dia.

DIA DA ASCENSÃO DE SAINT GERMAIN – 1º DE MAIO

ASCENSIONADO 
MESTRE SAINT GERMAIN

Este maravilhoso Ser que conhecemos como SAINT GERMAIN realizou a Sua ascensão no ano de 1684.
No dia 1º de Maio celebramos a data da Ascensão de Saint Germain assim como a da sua coroação como Hierarca da Era de Aquário.

Saint Germain fez a sua ascensão no dia 1º de Maio de 1684, na conclusão da sua vida como Francis Bacon. Ele e Pórcia tornaram-se os Senhores do Sétimo Raio quando da sua coroação no dia 1º de Maio de 1954, como hierarcas da Nova Era.
Eles servem como exemplos magníficos da senda da Cristicidade do Sétimo Raio e das suas qualidades: liberdade, justiça e misericórdia.
Ao longo das suas encarnações – como dirigente, sacerdote, profeta, defensor do Cristo, cientista e descobridor – Saint Germain envolveu-se num grande esforço para conduzir as almas de luz que vieram à terra com Sanat Kumara à adoração da sua Grande Origem Divina.

Mestre Saint-Germain – Chohan do Sétimo Raio (Violeta)

Muitas e muitas vezes Ele aceitou novas encarnações e esforçou-se muito em estimular nos homens de diversos povos, neste planeta, o desejo de Liberdade, pois que é a LIBERDADE o seu dom especial.
Foi confiada a Ele, na qualidade de Mestre Ascensionado, a custódia do já iniciado ciclo de dois mil anos da Era da Liberdade. Assim como Jesus possuía a custódia do anterior ciclo de Dispensação Crística, o Mestre Ascensionado Saint Germain usufrui a preferência, o privilégio e a responsabilidade de TRAZER A LIBERDADE no presente ciclo, a toda criatura – seja homem, ser elemental ou anjo prisioneiro.

Chegará um tempo em que não mais haverá velhice, doença, pobreza ou males de qualquer natureza; nem mais haverá a chamada morte.
Os ensinamentos editados pela “Ponte Para a Liberdade” contêm a orientação e indicação dos Mestres Ascensionados para melhor compreensão e aplicação do Fogo Sagrado, a fim de que todos possam obter a Liberdade do espírito, da emoção, do corpo físico e libertação das recordações.

Estando os quatro corpos inferiores, definitivamente, purificados e harmonizados, e com isto em verdade “Libertados”, o indivíduo estará, portanto, em condições de ser um Mestre Ascensionado ao final de sua encarnação; estará LIVRE PARA SEMPRE!
Todas as Ascensionadas Legiões Celestiais ofereceram a Saint Germain seu auxílio para a solução desta gigantesca obra e Ele aceita qualquer cooperação de cada corrente de vida que está à procura de mais Luz e Liberdade.

Desde a época de Sua Ascensão, no ano de 1684, Saint Germain prepara-se para ser o Chohan do Sétimo Raio. No ano de 1786, recebeu o cargo da Bem-Amada Mestra Ascensionada Kuan Yin e, desde então, até o dia 1o de maio de 1954, Ele se dedica à preparação da imensa responsabilidade de Diretor Cósmico para o iniciado ciclo. Este abençoado Ascensionado Mestre pede, nesta Hora Cósmica, por preces, apelos, orações, dedicação e auxílio de todos os que O amem, Ele que sempre viveu para servir a Vida.


................................
23 DE ABRIL É DIA DE SÃO JORGE (OGUM)
História

De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corteimperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar.

Nesse tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Jorge, ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.

O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os romanos deviam se converter ao cristianismo....

São Jorge – Guerreiro

........................................... 
Dia 19 de Abril - Dia de Santo Expedito

 O SANTO DAS CAUSAS URGENTES

Santo Expedito, contemporâneo de Santa Filomena, depois de ter passado pelo suplício de ser açoitado com varas, recebeu gloriosamente o martírio da decapitação. Deu-se esse fato por ordem de Deocleciano na cidade de Militina, na Armênia, a 19 de abril, no 4º século.
Santo Expedito era chefe de uma legião romana, sendo também por essa ocasião sacrificados seus companheiros d’armas, os Santos Caio, Calatas, Hermógenes, Aristônio e Rufo. O culto deste Santo mártir conhecido primeiramente na Alemanha e pouco depois na França, parece atualmente sair das sombras onde estava sepultado a longos séculos.
Os ex-votos e as inúmeras ações de graças que se dirigem todos os dias a Santo Expedito, tornaram bastante conhecida sua poderosa intercessão junto a Deus.


Este Santo Mártir é especialmente invocado nos casos urgentes que demandam pronta solução e que uma demora, poderia comprometer: É o Santo da décima primeira hora aquela cuja invocação nunca é tardia; mas também ele incita a fazer depressa o bem, a não deixar para o dia seguinte e a cumprir sem demora aquilo que se promete.
Santo Expedito é invocado nos casos urgentes, espirituais e temporais; nas viagens, nas grandes empresas; nos negócios e deveres de estado.
& Oração: Honrado pelo reconhecimento daqueles que, vos invocaram à última hora e para negócios urgentes, nós vos suplicamos que nos obtenhas da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada (hoje ou em tal dia) a Graça de..... que com submissão solicitamos da vontade Divina. Rezar: 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Credo.

................................... 

Significado do Dia de Ramos  

 O que é e o que se comemora 

no domingo antes da Páscoa

O que significa o Domingo de Ramos? O que é comemorado nesta data? O domingo de ramos significa a entrada de Jesus em Jerusalém e o início da Semana Santa.

               O que é e o que significa o Domingo de Ramos
o que é domingo de ramos?

O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas.

Neste dia, entrecruzam as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: a alegre, grandiosa , festiva litrugia da Igreja mãe da cidade santa, que se converte em mímesis, imitação do que Jesus fez em Jerusalém, e a austera memória - anamnese - da paixão que marcava a liturgia de Roma. Liturgia de Jerusalém e de Roma, juntas em nossa celebração. Com uma evocação que não pode deixar de ser atualizada.

Vamos com o pensamento a Jesuralém, subimos ao Monte das Oliveiras para recalar na capela de Betfagé, que nos lembra o gesto de Jesus, gesto profético, que entra como Rei pacífico, Messías aclamado primeiro e depois condenado, para cumprir em tudo as profecias.

Por um momento as pessoas reviveram a esperança de ter já consigo, de forma aberta e sem subterfúgios aquele que vinha em nome do Senhor. Ao menos assim o entenderam os mais simples, os discípulos e as pessoas que acompanharam ao Senhor Jesus, como um Rei.

São Lucas não falava de oliveiras nem de palmas, mas de pessoas que iam acarpetando o caminho com suas roupas, como se recebe a um Rei, gente que gritava: "Bendito o que vem como Rei em nome do Senhor. Paz no céu e glória nas alturas".

Palavras com uma estranha evocação das mesmas que anunciaram o nascimento do Senhor em Belém aos mais humildes. Jerusalém, desde o século IV, no esplendor de sua vida litúrgica celebrada neste momento com uma numerosa procissão. E isto agradou tanto aos peregrinos que o oriente deixou marcada nesta procissão de ramos como umas das mais belas celebrações da Semana Santa.

Com a litiurgia de Roma, ao contrário, entramos na Paixão e antecipamos a proclamação do mistério, com um grande contraste entre o caminho triunfante do Cristo do Domingo de Ramos e o "via crucis" dos dias santos.

Entretanto, são as últimas palavras de Jesus no madeiro a nova semente que deve empurrar o remo evangelizador da Igreja no mundo.

"Pai, em tuas mão eu entrego o meu espírito". Este é o evangelho, esta a nova notícia, o conteúdo da nova evangelização. Desde um paradoxo este mundo que parece tão autônomo, necessita que lhe seja anunciado o mistério da debilidade de nosso Deus em que se demonstra o cume de seu amor. Como o anunciaram os primeiros cristãos com estas narrações longas e detalhistas da paixão de Jesus.

Era o anúncio do amor de um Deus que desce conosco até o abismo do que não tem sentido, do pecado e da morte, do absurdo grito de Jesus em seu abandono e em sua confiança extrema. Era um anúncio ao mundo pagão tanto mais realista quanto mais com ele se poderia medir a força de sua Ressurreição.

A liturgia das palmas antecipa neste domingo, chamado de páscoa florida, o triunfo da ressurreição, enquanto que a leitura da Paixão nos convida a entrar conscientemente na Semana Santa da Paixão gloriosa e amorosa de Cristo o Senhor.