21 junho 2011

Solstício de Inverno 
(21/Junho/2011)
                            

                           
 Este ano o Solstício de Inverno ocorre no dia 21 de Junho. Este dia marca o início do Inverno no Hemisfério Sul. É a estação mais fria do ano e prolonga-se até ao próximo Equinócio (primavera)
 Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
 A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol ficaria estacionário, ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu. Veja-se a figura do analema solar (posição do sol no céu ao meio-dia local ao longo de um ano) para um lugar.


NOTAS SOBRE O SOLSTÍCIO DE INVERNO 

E AS DIFERENTES CULTURAS                                                    
 O Solstício de Inverno era conhecido como o “nascimento do sol” desde a era mais remota e festejado por todos os povos no hemisfério norte, que é também o de maior população (maiores massas continentais).
 Este acontecimento astronómico era muito importante visto marcar o início do novo ciclo do Sol sobre a Terra, com dias cada vez maiores e mais quentes até ao novo retorno.


 A esta data associavam-se rituais ou festas muito importantes. Por exemplo:
 As civilizações mais antigas consideravam o Sol como sendo o filho da luz, a luz para eles representava Deus em vida.
 Entre os druídas, o solstício era comemorado como o dia da fertilidade e muitas mulheres tentavam engravidar nesse dia.
 Nos povos asiáticos, o solstício era representado por um velho de barbas brancas e roupagem vermelha e branca. Esse ser representava Deus na Terra e os asiáticos acreditavam que esse Deus encarnado trazia para a humanidade o seu filho sol.
 

Os Egípcios festejavam o solstício com rituais de magia que envolviam o cultivo de sementes.
 Os Indianos festejavam-no transcendendo os corpos em rituais dimensionais mágicos.
 Entre os povos das Américas no hemisfério Sul, os Incas mais antigos e os indígenas comemoravam o Solstício de Inverno no dia 21 de Junho e o Solstício de Verão no dia 21 de Dezembro.
 Os Maias elaboraram um calendário perfeito usando o solstício como o início do ciclo do sol e da lua na Terra.
 Já nos dias de hoje e talvez também por pressão da sociedade de consumo há grupos e colectividades que começam a festejar os equinócios (a festa da Primavera) e solstícios.
                                

             
 Para celebrar o Solstício de Inverno, você pode seguir o seguinte ritual, que emprega vários elementos ligados à simbologia dessa data.

 Na hora em que o Sol estiver se pondo, monte um altar (se possível, ao ar livre), colocando sobre ele uma vela amarela ou dourada no centro, uma vela vermelha no lado direito e uma vela verde no lado esquerdo. Acenda um incenso, que pode ser de pinho, cedro, louro ou alecrim. Coloque também sobre o altar uma taça com vinho.

Inicie o ritual com a seguinte invocação:
"Eu hoje celebro o nascimento da Criança da promessa! A Deusa é Mãe e eu invoco os espíritos da luz! O Sol renasce!"

Acenda a vela vermelha e diga:
"Com esta vela eu honro os espíritos do Fogo!"

Acenda a vela verde e diga:
"Com esta vela eu honro os espíritos da Natureza!"

Acenda a vela amarela ou dourada e diga:
"Com esta vela, que está no ventre da Deusa, na escuridão, eu celebro e honro a Criança da Promessa que nasce agora e traz a volta da luz!
Pelo poder e pela luz, eu celebro e dou as boas-vindas ao filho da Deusa, que é o Sol renascido. Seja bem-vinda, criança divina!"

Então, faça alguns minutos de silêncio, meditando sobre o significado desse sabá. Depois, recite a seguinte invocação:
"Abençoados sejam a Deusa e o Deus que giram mais uma vez a Roda da Vida. Dou as boas-vindas ao inverno e celebro o movimento eterno da Natureza. Que o Sol volte a brilhar cada dia mais, e que todos sejam beneficiados com isso!"

Eleve a taça com vinho e diga:
"Eu bebo este vinho em homenagem à Deusa e à Criança Que Nasce!"